Documentação solicitada

A documentação deve estar completa; caso contrário o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo. 

  1. Formulário de inscrição assinado e com foto 
  2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (ver antes item 3 em Condições para a inscrição) no valor de R$ 100,00 (cem reais). O pagamento deve ser feito exclusivamente através de boleto bancário do Banco do Brasil. Clique aqui para gerar o boleto ou acesse https://www.esalq.usp.br/pg/form-boleto
    - Solicitações de redução da taxa (50%) devem ser enviadas até 12/8/2022, exclusivamente através de formulário online. Detalhes »
    - Candidatos estrangeiros que se encontram no exterior estão dispensados de pagar a taxa no ato de inscrição. Se selecionados, porém, deverão pagá-la ao efetuar a primeira matrícula.
  3. Curriculum Vitae na plataforma Lattes (CNPq) atualizado em PDF (Portable Document Format); não anexar documentos comprobatórios.  Inscrições com currículos fora da plataforma não serão aceitas.
  4. Um arquivo contendo uma planilha de curriculum vitae, preenchida pelo próprio candidato em Excel. Sob cada item, o candidato deve listar toda a sua produção referente àquele item, que conte pontos para o processo seletivo e é o responsável pelas informações fornecidas. Cada artigo, capítulo, livro, projeto, rede ou grupo de pesquisa, entre outros, deve ficar numa linha separada e deve constar também do Curriculum Lattes, de modo a poder ser averiguado pelo Comitê Avaliador do processo seletivo. Preenchimentos duplicados em itens serão desconsiderados.  A coluna “pontos” não deve ser preenchida. Esse arquivo deve estar exclusivamente no formato .xls ou .xlsx (Excel). O arquivo NÃO deve ser transformado em .pdf ou qualquer outro formato.
  5. Os candidatos deverão demonstrar proficiência em língua inglesa no exame de ingresso no programa. O exame é eliminatório. O exame consistirá, em sua maior parte, de compreensão de texto, com perguntas sobre vocabulário e gramática. Será 7,0 (sete) a nota mínima de aprovação no inglês para o Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto para prosseguir no processo seletivo. Poderão ser aceitos outros exames de proficiência, tais como TOEFL, IELTS, TOEIC, Cambridge e Michigan, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do estudante na inscrição no processo Seletivo do Programa. Pontuação mínima: TOEFL IBT – para mestrado 72 e para doutorado 84; TOEFL PAPER – para mestrado 402 e para doutorado 469; TOEFL COMPUTADOR – para mestrado 180 e para doutorado 210; IELTS – para mestrado 5.4 e para doutorado 6.3; TOEIC – para mestrado 594 e para doutorado 693; MICHIGAN APROVADO; CAMBRIDGE: A, B ou C. Note que, a partir de 2023, o Programa não mais realizará sua própria prova de inglês aos candidatos, passando a aceitar exclusivamente certificados de exames de proficiência tais quais os citados acima e, provavelmente, ainda outros a serem adicionados à lista. Para o Doutorado e Doutorado Direto o exame consistirá, em sua maior parte, de compreensão de texto, com algumas perguntas sobre vocabulário e gramática.Histórico Escolar do curso superior (PDF)
  6. Histórico Escolar do curso superior (PDF)
  7. Diploma do curso superior - frente e verso (PDF)
    - Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de colação de grau.
    - Caso ainda esteja cursando a graduação, apresentar atestado de possível formando.
    Atenção: O candidato que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aceito no processo seletivo, deverá apresentar no ato da matrícula documento comprobatório cuja data de colação de grau (dia/mês/ano) seja anterior ao último dia de matrícula na ESALQ ou outra unidade universitária, sem o que não poderá efetuar a matrícula na pós-graduação.
  8. Somente para candidatos ao Doutorado: Histórico Escolar do Mestrado (PDF)
  9. Somente para candidatos ao Doutorado: Diploma do Mestrado - frente e verso (PDF)
    Caso ainda não o possua, apresentar certificado de defesa indicando o título obtido e respectiva data de homologação (dia/mês/ano).
    Caso ainda esteja cursando o mestrado, apresentar atestado de previsão de defesa, emitido pelo orientador.
    Candidatos ao Doutorado com título de Mestre obtido no exterior deverão apresentar adicionalmente a comprovação de reconhecimento ou da equivalência de título.
    Atenção: O candidato que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aceito no processo seletivo, deverá apresentar no ato da matrícula documento comprobatório cuja data de homologação do título seja anterior ao último dia de matrícula na ESALQ, sem o que não poderá efetuar a matrícula na pós-graduação.
  10. Formulário de aceite prévio de um possível orientador do corpo docente do Programa
  11. Projeto de pesquisa em PDF (modelo)

Candidatos estrangeiros

Aos itens solicitados aos candidatos brasileiros, acrescentar comprovação de proficiência em língua portuguesa: demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS, nível intermediário ou superior. O prazo para apresentar a proficiência em língua portuguesa é de até seis meses após seu ingresso no curso.