Documentação solicitada

A documentação deve estar completa, caso contrário a inscrição não será aceita no processo seletivo

  1. Formulário de inscrição assinado e com foto 
  2. Currículo Lattes (CNPq) atualizado e em formato PDF  (não anexar documentos comprobatórios). Inscrições com currículos fora da plataforma não serão aceitas.
  3. Um arquivo contendo uma planilha de Curriculum Vitae, preenchida pelo próprio candidato em Excel. Sob cada item, o candidato deve listar toda a sua produção referente àquele item, que conte pontos para o processo seletivo. O candidato é o responsável pelas informações fornecidas. Cada artigo, capítulo, livro, projeto, rede ou grupo de pesquisa, entre outros, deve ficar em uma linha separada e deve constar também do Curriculum Lattes, de modo a ser averiguado pelo Comitê Avaliador do processo seletivo. Os candidatos ao doutorado deverão ter experiência comprovada em redação científica, através de pelo menos 1 (um) artigo publicado em veículo arbitrado qualificado. Para doutorado direto, exige-se ao menos uma publicação (artigo, livro, capítulo de livro, trabalho completo ou resumo expandido em evento). Preenchimentos duplicados em itens serão desconsiderados. A coluna “pontos” não deve ser preenchida. Não alterar a formatação das colunas e linhas. Na coluna em que há “número de meses” não incluir palestra ou outra atividade contada em horas. Esse arquivo deve estar exclusivamente no formato xls ou xlsx (Excel). O arquivo NÃO deve ser transformado em pdf ou qualquer outro formato.
  4. Os candidatos deverão demonstrar proficiência em Língua Inglesa apresentando certificado de exame realizado anteriormente à inscrição no processo. Poderão ser aceitos os exames de proficiência da seguinte lista: TOEFL, IELTS, TOEIC, Cambridge e Michigan e também os realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do estudante no processo seletivo do programa. Pontuação mínima: TOEFL IBT – para mestrado 72 e para doutorado 84; TOEFL PAPER – para mestrado 402 e para doutorado 469; TOEFL COMPUTADOR – para mestrado 180 e para doutorado 210; IELTS – para mestrado 5.4 e para doutorado 6.3; TOEIC – para mestrado 594 e para doutorado 693; MICHIGAN - APROVADO; CAMBRIDGE - A, B ou C e também o Teste gratuito EF- SET – B2 (51 a 60 pontos). 
  5. Histórico escolar do curso superior 
  6. Diploma do curso superior - frente e verso
    - Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de colação de grau.
    - Caso ainda esteja cursando a graduação, apresentar atestado de provável formando.
    Atenção: caso obtenha aprovação no processo seletivo, a apresentação de documento que não o diploma obriga a apresentação, no ato da matrícula, de documento comprobatório em que conste data de colação de grau (dia/mês/ano) anterior ao último dia de matrícula na Esalq. A apresentação do documento é indispensável para efetuar a matrícula.
  7. Somente para inscrição no doutorado: histórico escolar do mestrado
  8. Somente para inscrição no doutorado: diploma do mestrado - frente e verso 
    - Caso ainda não o possua, apresentar certificado de defesa indicando o título obtido e respectiva data de homologação (dia/mês/ano).
    - Caso ainda esteja cursando o mestrado, apresentar atestado de previsão de defesa, emitido pelo orientador ou Serviço de Pós-Graduação.
    - Título de mestre obtido no exterior deve estar acompanhado da comprovação de reconhecimento ou equivalência de título.
    Atenção: O candidato que apresentar documento que não o diploma de Mestrado, ou do curso superior, no caso de Doutorado Direto, deve ter ciência de que, se aceito no processo seletivo, deverá apresentar no ato da matrícula documento comprobatório cuja data de homologação do título seja anterior ao último dia de matrícula na ESALQ. A apresentação do documento é indispensável para efetuar a matrícula.
  9. Formulário de aceite prévio de um possível orientador do corpo docente do programa
  10. Projeto de pesquisa em PDF (modelo)

Equivalência de título

Os candidatos ao doutorado com mestrado no exterior deverão submeter, adicionalmente, a seguinte documentação:

  • Requerimento assinado dirigido ao Diretor/a da Esalq (informar neste requerimento para qual finalidade é a equivalência de título e o e-mail pessoal para contato);
  • Ata de defesa ou documento equivalente onde conste a composição da comissão julgadora;
  • Exemplar da dissertação ou tese.

Os candidatos que ainda não tenham finalizado o mestrado poderão submeter essa documentação posteriormente, lembrando que o processo de equivalência requer tempo e, portanto, deverá estar concluído anteriormente à matrícula no doutorado.
Mais informações sobre equivalência »

Documentação complementar para candidatos autodeclarados (PAA – Políticas de Ações Afirmativas)

Candidatos que queiram participar das vagas reservadas às políticas de ações afirmativas deverão se autodeclarar através de formulário específico para cada condição, a ser preenchido e juntado aos demais documentos solicitados no processo seletivo.

  • Pretos, pardos, indígenas: formulário de autodeclaração
  • Quilombolas: formulário de autodeclaração
  • Pessoas com deficiência: formulário de autodeclaração
  • Pessoas trans: formulário de autodeclaração
  • Pessoas que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública:
    - Formulário de autodeclaração
    - Documento comprobatório de procedência do ensino médio em escola pública (Histórico Escolar de todas as séries do Ensino Médio - frente e verso
  • Pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário. Nesta condição, é necessário apresentar o formulário de autodeclaração e comprovação de uma das três condições abaixo:
    a) Condição de refugiado: documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), devidamente reconhecido pelo governo brasileiro; 
    b) Condição de apátrida: documento expedido pelo órgão competente do Governo Federal; 
    c) Condição de ser portador de visto humanitário:  documento expedido nas hipóteses da legislação aplicável vigente ou possuir autorização de residência/permanência no Brasil, concedida pelo órgão competente do governo brasileiro, decorrente da condição de beneficiário de visto humanitário expedido em conformidade com a legislação nacional. Deverá também possuir, no ato da inscrição e durante todo o processo seletivo, autorização de residência oficial no Brasil. A manutenção da autorização oficial de residência no país será obrigatória também ao longo de toda a duração do curso de Pós-Graduação para o qual a pessoa tenha sido selecionada.

Taxa de Inscrição

Todos os candidatos estarão isentos da taxa de inscrição, conforme decisão da CPG do PPGI-EA; a isenção de taxa vigorará por dois anos a partir de 2023, e após esse período será reavaliada.

Candidatos estrangeiros

Aos itens solicitados aos candidatos brasileiros, acrescentar comprovação de proficiência em língua portuguesa: demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS, nível intermediário ou superior. O prazo para apresentar a proficiência em língua portuguesa é de até seis meses após seu ingresso no curso.