61ª Semana Luiz de Queiroz abre com a instalação de secretarias estaduais na Esalq

Abertura do evento (crédito: Gerhard Waller)

Na próxima terça-feira, 9 de outubro, ocorre na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) a abertura da 61ª Semana Luiz de Queiroz. O evento é uma realização da Esalq, Associação dos Ex-alunos da ESALQ (Adealq) e Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ).

Uma extensa programação envolvendo atividades comemorativas, científicas e culturais compreendem esta semana que se estenderá até a tradicional reunião de congraçamento dos ex-alunos da Esalq, que ocorrerá no próximo dia 13, ato que marca também o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo.

A cerimônia de abertura ocorrerá a partir das 8h30, com hasteamento de bandeiras em frente ao Edifício Central e instalação dos Gabinetes das Secretarias da Agricultura e Abastecimento e do Turismo do Estado de São Paulo, com a presença dos secretários Francisco Sergio Ferreira Jardim (Agricultura e Abastecimento) e Junior Aprillanti (Turismo).

Ainda neste momento a reitoria da USP, por meio da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária registrará a doação à Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” de um veículo adaptado para prestar Serviço de Atendimento Especial e Apoio à Pessoa com Mobilidade Reduzida, exclusivo para uso interno no Campus.

Na sequência, ocorrerá no Salão Nobre a abertura do ESALQSHOW 2018, fórum dedicado às inovações e ao empreendedorismo na agricultura e nos setores associados.

A cerimônia prossegue com tributos da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A vereadora Nancy Thame renderá homenagem ao presidente do conselho do ESALQSHOW, Roberto Rodrigues, pela iniciativa do Fórum, enquanto Pedro Kawai entregará Moção de Aplausos ao Reitor da USP, ao diretor da Esalq e ao autor e organizador do livro Pathways to Collaboration.

Posteriormente, o Primeiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz, Roberto Rodrigues, proferirá palestra intitulada “O futuro da agricultura tropical para a sociedade”.

Em continuidade, acontecerá a entrega dos Prêmios da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) e Novo Agro.

As atividades retornam no período da tarde, a partir das 14h, com o Encontro de Lideranças na Agricultura, que contará com a presença do jornalista José Luiz Tejon.