AGROdestaque entrevista Rafael Jó Girão

"A questão ambiental e a sustentabilidade ainda são entendidas de forma superficial e simplificada por todos os setores da sociedade" (Créditos: Divulgação)
Editoria:
Atuação profissional

Sou bacharel em Gestão Ambiental (2008) e mestre em Políticas Públicas (2012) com o projeto “O Programa Município VerdeAzul e sua influência na gestão ambiental municipal no Estado de São Paulo”. Mas minha atuação profissional se iniciou em 2006, com participação ativa na revisão da área ambiental da Agenda 21 de Piracicaba (SP).

Já em 2007, em conjunto com amigos da ESALQ, fundamos a ONG Instituto Ambiente em Foco (IAF) para atuação com ações e projetos nas áreas de conservação, árvores urbanas, educação ambiental e políticas públicas. Por meio do IAF, coordenei o Coletivo Educador de Piracicaba e fui eleito para a Diretoria do Conselho de Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA), além de ter articulado, coordenado e desenvolvido diversos projetos socioambientais.

Em 2009, por meio do mestrado, iniciei meu vínculo de pesquisa e consultoria com o Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, no qual realizei a meta-avaliação do Programa e elaborei tutoriais para planejamento de árvores urbanas, por meio de imagens de satélite e softwares livres de geoprocessamento.

Em 2010, passei a fazer parte da Diretoria e da Coordenação de Projetos da ONG Florespi, que possibilitou ampliar minha atuação com os espaços de participação social e de construção de políticas públicas, como o Conselho da Cidade de Piracicaba, o Observatório Cidadão de Piracicaba, a Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), as Conferências Municipais e Estaduais de Meio Ambiente e das Cidades, e a Rede SOS Florestas.

Em 2014 e 2015, com o surgimento de novas oportunidades, realizei consultorias para o Ministério da Integração Nacional, Ministério do Meio Ambiente e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A que área ou setor se dedica atualmente? Descreva as atribuições do cargo que ocupa. Qual a importância delas para o mercado?

Atualmente, como consultor e educador em gestão ambiental, sustentabilidade e participação social, tenho atuado com diversos parceiros e públicos, visando estimular a construção e o fortalecimento de políticas e programas socioambientais para o setor público e privado em todo o Brasil.

Seja em uma escola, empresa, comunidade, cidade ou estado, busco analisar as dificuldades existentes, e então, desenvolver e implantar soluções personalizadas, simples, contínuas, replicáveis, economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente adequadas, e que apresentem resultados claros, com potencial para divulgação positiva em mídias e em redes sociais, e para a valorização das marcas e instituições vinculadas.

Estas soluções podem estar relacionadas ao desenvolvimento de materiais técnicos, aplicativos de celular ou vídeos, à facilitação de grupos e construção de documentos coletivos, ou a pesquisas para embasar políticas públicas, sempre propondo o uso eficiente dos recursos materiais, humanos e financeiros a disposição.

Desta forma, acredito que os consultores e educadores socioambientais podem desenvolver e/ou aprimorar a eficiência de processos de gestão e as políticas públicas ou privadas, e assim, contribuir para o desenvolvimento brasileiro de forma sustentável.

Quais os principais desafios desse setor?

A questão ambiental e a sustentabilidade ainda são entendidas de forma superficial e simplificada por todos os setores da sociedade, ou seja, ainda não está claro para todos a intensa relação entre os fatores econômicos, sociais e ambientais.

Desta forma, este é um setor que ainda não possui a relevância e os investimentos necessários para se implantar as mudanças necessárias para alcançarmos o desenvolvimento brasileiro de forma sustentável.

Além disso, a sociedade também não compreende a importância e as formas para sua participação na construção e implementação das políticas públicas socioambientais. Então, em uma cidade, nem sempre é fácil se obter as informações sobre as demandas de cada bairro ou região, ou se os programas e projetos em funcionamento possuem os resultados esperados.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

Esse mercado necessita de um profissional que compreenda bem a realidade brasileira em todos os aspectos e saiba realizar pesquisas de opinião, mapeamento de atores sociais, trabalhar em equipe, facilitar discussão de grupos e a construção de documentos coletivos, realizar treinamentos, desenvolver materiais técnicos, elaborar projetos, programas e políticas públicas e privadas, e articular e fortalecer parcerias.

Entrevista concedida a Alessandra Postali, estagiária de Jornalismo
19/11/2015