Alimento Solidário: Casa do Produtor Rural faz doação de duas toneladas de batatas-doces biofortificadas

Versão para impressãoEnviar por email
Equipe da CPRural | Divulgação

O SolidarESA, iniciativa da Casa do Produtor Rural, é desenvolvido por estudantes e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Esalq, que se dedicam a produzir alimentos de qualidade para a população e, ao mesmo tempo, promover a conscientização sobre a importância da alimentação saudável e da preservação do meio ambiente.

Esse ano, a batata-doce biofortificada foi escolhida por ser um alimento que possui excelentes fontes de proteínas e vitaminas, tornando-a uma opção altamente saudável para ser incluída em uma dieta equilibrada.

Em parceria com o Departamento de Genética - Esalq e o Instituto Agronômico de Campinas - IAC, foram plantadas variedades de batatas-doces de polpa creme, alaranjada e roxa, que são adaptáveis a diferentes climas e regiões do Brasil.

Diversas entidades assistenciais e associações comunitárias receberam ao todo, duas toneladas de batatas-doces biofortificadas. A entrega aconteceu nesta última terça-feira, dia 19, na Casa do Produtor Rural e contou com o apoio do Rotary Club de Piracicaba. 

Os beneficiados incluem: Lar Franciscano de Menores, Casa do Bom Menino, Educando Pelo Esporte, Associação Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba - APASPI, CAP HIV, Rotary Club de Piracicaba, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Aliança de Misericórdia, Fome 1, Lar Betel de Piracicaba, Casa do Hip Hop, Lar dos Velhinhos e Comunidade da Portelinh

As entidades assistenciais de Piracicaba, constituídas por famílias carentes, abrigos de idosos e de crianças, têm recebido com muita gratidão as doações feitas pelo SolidarESA.
Vale ressaltar que, esse “alimento solidário” é um exemplo de como a universidade pode contribuir positivamente para a sociedade, não apenas por meio da pesquisa e do ensino, mas também por iniciativas que promovam o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento sustentável. 

Fomentando a solidariedade através da educação

Desde 2013, já foram doadas pelo SolidarESA mais de 20 toneladas de alimentos. O objetivo é unir extensão universitária com solidariedade e agricultura sustentável. A distribuição prioriza as pessoas em situação de vulnerabilidade social e assistidas por entidades sociais do município de Piracicaba, que utilizam o alimento para compor as refeições.

São múltiplos impactos, utilizando a agricultura como uma poderosa ferramenta de exercício da cidadania e de alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ON

O SolidarESA visa a promoção e valorização da solidariedade, além de transformar a universidade em um local de integração com a comunidade de Piracicaba. O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU/USP), Programa Unificado de Bolsas (PUB), Comissão e Serviço de Cultura e Extensão Universitária – CCEx/SVCEx, Departamento de Genética e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Fealq. 


Marcela Matavelli
Comunicação – Casa do Produtor Rural
Esalq/USP