Biblioteca da Esalq capacita estudantes em Portugal

Mendeley auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos de acordo com normas nacionais e internacionais (Crédito: Divisão de Biblioteca da Esalq)
Editoria:

Para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos, a comunidade acadêmica conta com softwares específicos como o Mendeley. A ferramenta é gratuita e foi desenvolvida pela empresa Elsevier. Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a Divisão de Biblioteca (DIBD) oferece, ao longo do ano letivo, treinamentos que buscam familiarizar a comunidade interna sobre as facilidades e vantagens ao usar dispositivo.

A partir da expertise da equipe da DIBD, o treinamento faz parte dos serviços oferecidos aos alunos e professores, regularmente nos dois semestres, de acordo com a demanda. Além do público interno do campus, a atividade tem se estendido a outros locais.

Em janeiro, a partir de uma sugestão de uma aluna da Esalq que já havia e capacitado por aqui, foi realizado um treinamento com alunos do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais da Universidade de Lisboa. A atividade foi ministrada pela analista de sistemas e bibliotecária Thais Cristiane Campos de Moraes e ocorreu por meio de videoconferência. “O objetivo é capacitar os alunos no uso dessa ferramenta, que é um gerenciador de referências e citações bibliográficas de forma automatizada, indispensável para quem está escrevendo sua dissertação, por exemplo”, conta a chefe da DIBD, Marcia Saad.

Para outras informações acesse: http://www.esalq.usp.br/biblioteca/capacitacao .

Mendeley - É um software que auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 7.000 estilos de referências. Gerencia citações e referências importadas de bases de dados de acesso aberto ou restrito, tais como: Science Direct | Web of Science | Google Acadêmico | Portal de Busca Integrada | Portal de Periódicos da CAPES | SciELO | JSTOR | PubMed | SCOPUS | EBSCO | Cab Abstracts | Econlit | Biological Abstracts | Food Science and Technological Abstracts (FSTA) | Zoological Records | MEDLINE | Dissertations & Theses