Calouros são recepcionados na Esalq

Editoria:

Na manhã desta segunda-feira, 14 de março, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) iniciou o ano letivo recepcionando 430 novos ingressantes. Os estudantes foram recebidos pelo vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, pelo prefeito do campus, professor Roberto Arruda de Souza Lima, e pela Presidente da Comissão de Graduação, professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira.

A professora Thais deu as boas-vindas aos calouros e os parabenizou por ingressarem na USP e destacou a importância da Semana de Recepção para mostrar aos alunos o que a Esalq pode oferecer. “A proposta é apresentar os serviços essenciais oferecidos pela instituição e informações importantes para a trajetória acadêmica dos estudantes. Na programação estão palestras, vivências socioculturais, visitas, oficinas e claro, as esperadas aulas inaugurais”.

Durante as boas-vindas, a instituição ofereceu um café da manhã aos novos esalqueanos e seus familiares com direito a muita pamonha, iguaria típica da gastronomia piracicabana, além da entrega do kit ingressante em frente ao Edifício Central. Os alunos também receberam do USP Recicla canecas de plásticos, com o objetivo de incentivar a redução dos resíduos e evitar o uso dos descartáveis, estimulando nos ingressantes um compromisso ambiental. “Sempre gostei muito de agronomia, amigos e familiares que já estudaram na Esalq sempre me falaram muito bem da instituição e isso me incentivou na hora de escolher a universidade. A recepção está sendo muito animada e estou ansiosa para a primeira semana de atividades”, contou Evelyn Cristovam, ingressante do curso de Engenharia Agronômica.

Letícia Tammerik, ingressante do curso de Ciências Econômicas, destacou a importância de ingressar na Esalq e a relevância da escola para o seu futuro. “Estudar na Esalq, uma faculdade pública, renomada e uma das melhores da América Latina, possibilita a educação essencial para cada aluno, que pode levar o que é ensinado na universidade para toda sua vida acadêmica. Sempre foi meu sonho estudar aqui e hoje consegui realizá-lo”.

Em transmissão on-line pelo canal @esalqmidias no YouTube, o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, saudou os ingressantes e familiares. “ É com imensa satisfação que acolho os novos esalqueanos para o início de uma jornada acadêmica e de convivência dentro da Esalq/USP. A Direção se compromete em proporcionar um ambiente institucional no qual poderão realizar seus estudos desenvolvendo todo o potencial que um ambiente acadêmico pode oferecer. Aos pais e familiares, compartilhamos nossa alegria, afinal pertencemos a uma seleta minoria que pode ter acesso à universidade pública de qualidade”.

A semana de recepção aos ingressantes segue até sexta-feira, 18 de março, com muitas atividades, oficinas e palestras que pretendem entreter e promover a integração de todos, além de reforçar a conscientização por temáticas ambientais e sociais.

Para acompanhar o início da caminhada estudantil dos alunos acesse o Instagram dos ingressantes Esalq 2022 https://www.instagram.com/ingressantesesalq2022/

Confira também o site do aluno ingressante: https://www.esalq.usp.br/graduacao/aluno-ingressante

Texto: Gabriel Perin - Estagiário de Comunicação/Revisão Caio Albuquerque Mtb 30356 |14/03/2022