Campus Luiz de Queiroz tem novo restaurante

Espaço tem capacidade para 376 pessoas (crédito: Gerhard Waller)

Como de costume, Juliana de Paula Vital, estudante do curso de Ciências dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) almoça no restaurante universitário. Para sua surpresa, ao retornar às aulas, na última segunda-feira, 1º de agosto, a universitária fez sua refeição com maior conforto. Desde essa data, o campus passou a contar com o novo restaurante universitário, construído próximo à Central de Aulas. “Aqui tem mais espaço, antes era complicado achar lugar para se sentar e as mesas ficavam muito apertadas”.

A referência ao antigo prédio é fruto do aumento do número de usuários ao longo dos anos. “Nos últimos anos cresceu sensivelmente a quantidade de pessoas que circulam no campus, foram criados novos cursos de graduação e de pós-graduação e isso acabou inviabilizando o antigo restaurante”, comentou o prefeito do campus, professor Fernando Seixas. O antigo Rucas, como era carinhosamente chamado pelos estudantes, funcionava próximo ao Edifício Central desde o início da década de 1980.

Mudanças – Além das novas instalações, o restaurante universitário opera em sistema terceirizado. “Nós continuamos aprovando o cardápio, além de gerenciar o caixa e a catraca de entrada”, ressalta Seixas, lembrando também pontos que estão mantidos. “Os valores das refeições permaneceram os mesmos, para os estudantes e visitantes. Além disso, mantivemos uma equipe de profissionais que dará suporte técnico ao pessoal da empresa que fornece as refeições”.

Sobre o cardápio, a nutricionista e chefe da Seção de Restaurante, Paula Telles Poeta, ressalta uma novidade. “Agora, além de ovo, serão oferecidas outras opções de pratos vegetarianos. No primeiro dia, por exemplo, tivemos strogonoff de soja”.

A capacidade de atendimento explica a sensação de comodidade da estudante Juliana Vital. “Antes tínhamos espaço para atender 248 pessoas sentadas e agora são 376 lugares, além da possibilidade de fornecer pelo menos 6 mil refeições diárias”, conta Angelo Gabriel de Oliveira, chefe técnico do Serviço de Alimentação (SVAlim), apontando que o novo prédio há maior espaço para cocção e armazenamento.

Remanejamento – Com o sistema de terceirização na cozinha e atendimento das baias, funcionários do antigo restaurante foram remanejados. Segundo a chefe da Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCom), Sonia Fiore, a mudança de local de trabalho desses funcionários foi realizada a partir de um programa de adaptação. “Fizemos palestras abordando temas como flexibilidade, realizamos entrevistas individuais e visitas nos novos postos de trabalho e oferecemos curso de introdução à informática àqueles que foram readaptados em funções administrativas”.

Ajustes – Em seu primeiro dia de visita, a estudante Juliana sentiu falta de um item antes disponível no antigo RU. “Só não encontrei o guarda volumes”. Segundo o chefe do SVAlim, os funcionários estão observando o fluxo dos estudantes para que o local de instalação do guarda volumes seja escolhido. Além do guarda volumes, Sonia Fiore lembra de outros ajustes a serem finalizados. “Também serão instalados ventiladores, bebedouro, telas protetoras na janela do refeitório e um vidro de proteção no caixa. A avaliação dos primeiros dias é muito positiva”.

O restaurante universitário funciona se segunda a sexta, no almoço das 11h as 13h30 e no jantar das 17h30 as 19h. No sábado também é servido almoço no mesmo horário.

Texto: Caio Albuquerque (02/08/2016)