Chineses na Esalq

Estudantes chineses em frente ao Edifício Central (crédito: Liu Ran)
Editoria:

Vindos de diferentes cidades e províncias chinesas, um grupo de estudantes daquele país, participou, de 16 a 26 de julho, do Summer School, curso realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) que teve como tema a agricultura tropical de base biológica).

Desde a assinatura do acordo que criou o Centro de Inovação para a Agricultura China-Brasil, em dezembro de 2018, a unidade da USP em Piracicaba tem intensificado a aproximação com universidades da China afim de proporcionar um intercâmbio cultural e científico qualificado.

Os acadêmicos da China estiveram acompanhados de Liu Ran, que trabalha no escritório de relações internacionais na China Agricultural University e lembrou que no Brasil estiveram alunos de diversas formações. “Eles são todos estudantes de graduação, mas matriculados em diferentes cursos, incluindo Economia, Horticultura, Engenharia e Comunicação. “Esta é uma experiência maravilhosa para eles, a participação dessa atividade no Brasil será muito útil para o estudo e a carreira deles no futuro”.

A fala de Liu Ran tem sintonia com o posicionamento do estudante Qi Qingzhuo, que esteve na Esalq em julho. “Essa é uma ótima oportunidade para ampliar meus horizontes na agricultura tropical e é rara essa oportunidade de nos comunicarmos com pessoas de tantos países em uma sala de aula”, comentou. Além dos chineses, participaram na Esalq estudantes brasileiros, norte-americanos, dinamarqueses e holandeses.

Essa foi a primeira experiência acadêmica internacional de Qi Qingzhuo, que destacou na programação as aulas de campo e as visitas técnicas. “Para nós que vivemos em zonas temperadas foi muito interessante aprender sobre a agricultura tropical que dificilmente aprenderia no meu curso. E isso também me fornece novas visões para tratar os problemas acadêmicos da minha formação”.

Além do intercâmbio acadêmico, o grupo chinês proporcionou, no final da programação, um sarau cultural, apresentando um pouco da música e da cultura do seu país de origem

(crédito: Moacir Gibin)

Histórico – Em outubro de 2018, estiveram na Esalq representantes da China Agricultural University (CAU) e da Hainan University, instituição localizada em um arquipélago na região sudeste da China, que tem investido no ensino e pesquisa de agricultura tropical. A expertise da Esalq nessa área despertou o interesse da equipe da Hainan University, que na ocasião assinou com a Esalq e a CAU o acordo para a implantação do Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil. Assim, a troca de conhecimento com essa instituição prevê a ida de brasileiros com a finalidade de realizarem projetos em conjunto de maneira a fomentar estudos sobre o tema. Mais um passo dessa parceria entre as instituições ocorreu em dezembro passado com a inauguração, na China, de uma placa referente ao Centro na China.

Em março deste ano, uma comitiva da CAU visitou Esalq com objetivo de conhecer a infraestrutura da instituição e finalizar o acordo entre CAU e USP para a instalação do Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil. Ainda em 2019, está programada para dezembro a ida de estudantes da Esalq para participar de uma competição acadêmica na China.

Esalq e CAU integram a A5 Alliance, que reúne as cinco escolas mais bem ranqueadas na área de Ciências Agrárias pelo ranking da US News Report, contemplando, além da Esalq/USP e da China Agricultural University (uma das parceiras da Hainan University), a holandesa Wageningen University e as norte-americanas Cornell University e University of California-Davis.

Texto: Caio Albuquerque (30/07/2019)

Estudantes chineses durante apresentação cultural (crédito: Fabio Torrezan)