Dirigentes da USP dialogam com prefeito de Piracicaba

Autoridades encontraram-se no edifício da prefeitura (crédito: Caio Albuquerque)
Editoria:

Na tarde da última quinta-feira, 21 de janeiro, uma comitiva de dirigentes da Universidade de São Paulo reuniu-se com o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida. Durante a conversa, foram levantadas possibilidades de contribuições às demandas do município empregando tecnologias e o conhecimento disponibilizado pela academia.

“A Universidade de São Paulo tem o compromisso de estar sempre próxima das prefeituras onde estamos instalados, já que dessa maneira podemos contribuir com a nossa sociedade. Aqui em Piracicaba, por exemplo, pretendemos estar mais presentes no fortalecimento do Parque Tecnológico assim como já fizemos em outras cidades”, mencionou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

O prefeito Luciano Almeida recebeu como entusiasmo a manifestação da USP e sinalizou demandas locais. “Temos a gestão hídrica do município, questões ambientais, de saneamento e de gestão de pessoal como demandas urgentes e que certamente a integração das nossas estruturas poderão gerar benefícios para Piracicaba”, comentou o prefeito.

Centro e Inovação – O diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Durval Dourado Neto, mencionou a necessidade do apoio do município para consolidar em Piracicaba um Centro de Inovação voltado ao agro. “Temos tratativas encaminhadas com o Ministério de Agricultura e o apoio sinalizado pelo prefeito é significativo para que possamos trazer para Piracicaba um Centro de Inovação federal voltado para a temática do agro”, comentou o diretor da Esalq. Ainda segundo Durval, outras competências da USP instaladas em outros campi poderão integrar-se ao Centro. “Além das competências desenvolvidas na Esalq e no Cena, aqui em Piracicaba, seria fundamental contarmos com tecnologias desenvolvidas em São Carlos ou mesmo na Poli, em São Paulo, que envolvem estudos aplicados com Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Robótica”.

Ao final do diálogo, os dirigentes se comprometeram a identificar demandas e tecnologias já consolidadas para que se estabeleça uma parceria que possa atender demandas da sociedade local.

Junto do reitor da USP, Vahan Agopyan e do diretor da Esalq, Durval Dourado Neto, estiveram presentes o prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz, Roberto Arruda de Sousa Lima, o diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), José Albertino Bendassolli, o Coordenador de Administração Geral, Luiz Gustavo Nussio e o Procurador Geral e Superintendente de Relações Institucionais da USP, Ignacio Maria Poveda Velasco.

Texto: Caio Albuquerque (21/01/2021)