Docentes entre os 100 melhores da América Latina

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) está significativamente representada no ranking Latin America Top 100 Agriculture & Forestry Scientists 2022. A lista é baseada no AD Scientific Index e inclui, entre os 100 acadêmicos, 20 da Universidade de São Paulo (USP), sendo 18 da Esalq.

Pela ordem alfabética dos departamentos, a Esalq está representada por: Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso (departamento de Ciência do Solo); Lazaro Eustaquio Pereira Peres e  Beatriz Appezzato da Gloria (departamento de Ciências Biológicas); Pedro Brancalion, Luiz Carlos Estraviz e Silvio Ferraz (departamento de Ciências Florestais); Paulo Cesar Sentelhas (departamento de Engenharia de Biossistemas); Celso Omoto, João Roberto Spotti Lopes, José Djair Vendramim e Roberto Zucchi (departamento de Entomologia e Acarologia); Lilian Amorim e Luis Eduardo Aranha Camargo (departamento de Fitopatologia e Nematologia); Ricardo Antunes Azevedo e Marcio de Castro Silva Filho (departamento de Genética); Durval Dourado, Julio Marcos Filho e Pedro Jacob Christoffoleti (departamento de Produção Vegetal). O campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, também está representado por Marisa de Cássia Piccolo, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena).

O mérito dos docentes da Esalq também foi reconhecido em outras categorias. Demóstenes Ferreira da Silva Filho (departamento de Ciências Florestais), na categoria Arts, Design and Architecture / Urban Planning; Ana Lúcia Kassouf (departamento de Economia, Administração e Sociologia), na categoria Economics &Econometrics / Economia do Bem-estar social; Severino Matias Alencar (departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição), na categoria Engineering & Technology / Food Science and Engineering; João Lúcio de Azevedo (departamento de Genética), na categoria Biodiversidade, microbiologia, genética de micro-organismos. Reynaldo Luiz Victoria (categoria Engineering & Technology / Nuclear Engineering) e Luiz Antonio Martinelli (categoria Natural Sciences/Biological Science), ambos do Cena/USP, também figuram na listagem

A classificação dos "100 melhores" cientistas baseia-se nas pontuações totais do índice h. Os cientistas são classificados globalmente e por regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, América do Norte, Oceânia, Liga Árabe, EECA, BRICS, América Latina e COMESA. As listagens incluem as áreas temáticas de Agricultura & Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios & Gestão, Economia & Econometria, Educação, Engenharia & Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais e Ciências Sociais.

Clique aqui e confira a lista completa

Texto: Caio Albuquerque (23/02/2022)