Egressa do curso de Ciências dos Alimentos vence o Grande Prêmio Apcal/Pecege

Pedro Valentim Marques e Claudia Scarpelin (digulgação)

Como forma de comemorar 10 anos de atuação, a Apcal (Associação dos Profissionais Cientistas de Alimentos) estabeleceu parceria com o Pecege para a criação do Grande Prêmio Apcal/Pecege, concedido a um dos seis estudantes vencedores do Prêmio Apcal, dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo.

A contemplada foi a egressa do curso de Ciências dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Claudia Scarpelin, formada na turma de 2018 e que hoje atua como analista de mercado no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A vencedora

Criado para incentivar a participação de alunos dos cursos de graduação de Ciências dos Alimentos e Ciência e Tecnologia de Alimentos em atividades extracurriculares, o Prêmio Apcal é oferecido desde 2012 e consiste em diploma de Honra ao Mérito ao estudante que tenha se destacado em atividades extracurriculares, trabalhos voluntários e no engajamento institucional em comissões, conselhos, entre outros.

Na edição institucional do Prêmio Apcal, a Gestão Apcal 10 anos concedeu também o reconhecimento aos estudantes Sabrina Caxambú, da UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) – campus Encantado; Izabete de Oliveira Lara Pacheco e Carla Vitória Mota Sczczepaniak, da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) – campus Cuiabá; Alessandra Brioschi, do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) – campus Venda Nova do Imigrante; Claudia Scarpelin, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e Luiza Cirra Pereira da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – campus Florianópolis.

Além do diploma de diploma de Honra ao Mérito, a vencedora do Grande Prêmio Apcal/Pecege poderá escolher entre um dos sete cursos de MBA USP/Esalq à distância oferecidos pelo Pecege: Agronegócios, Gestão de Negócios, Gestão de Projetos, Gestão em Cooperativas de Crédito, Gestão Escolar, Marketing e Varejo e Mercado de Consumo.

O nome da vencedora foi divulgado no 8° Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos, que está acontecendo no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Venda Nova do Imigrante – ES, entre os dias 21 a 24 de maio.

O presidente da Gestão Apcal 10 Anos, o cientista de alimentos Adriano Costa de Camargo, destaca que a área de ciência de alimentos é relativamente nova, mas que a cada ano ganha mais espaço na iniciativa privada e no setor público. Tanto que, atualmente, 12 universidades e institutos federais oferecem graduação em Ciências dos Alimentos e Ciência e Tecnologia de Alimentos, em um total de 16 campi.

“Por meio do Grande Prêmio, a Apcal e o Pecege reconhecem o aluno que vai além das atividades acadêmicas. Os cursos de MBA são uma ótima opção para que o profissional adquira novas habilidades. Portanto, a parceria Apcal e Pecege gera a sinergia entre formações técnico-científicas e suas aplicações no mercado de trabalho, principalmente quando se busca qualificação para cargos de gestão”, avalia Camargo.

Para o coordenador do Pecege, prof. Pedro Valentim Marques, a premiação concede um estímulo extracurricular ao reconhecer o trabalho realizado pelo aluno. “É com muita honra que realizamos essa parceria. Eu, como professor da Esalq, e o Pecege, como um colaborador e coordenador dos MBAs de certificação USP/Esalq, agradecemos a Apcal pela confiança. Tenho certeza que essa ação ofertará grandes oportunidades aos participantes, além de destacar a qualidade do aprendizado acadêmico”, comenta.

Com informações de Flávia Romanelli