Empresa de egresso da Esalq é contemplada com Selo DNA USP

Marcos Milan, Renato Soffner e Thais Vieira | Crédito: Gerhard Waller

A diretoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), recebeu nesta terça-feira, 8 de agosto, a visita do engenheiro agrônomo Renato Soffner, que veio para apresentar à diretora da instituição, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, e ao vice-diretor, Marcos Milan, sua empresa balizada com DNA USP, pela Agência USP de Inovação (AUSPIN).

A marca DNA USP foi criada para identificar empresas constituídas por alunos, ex-alunos e pesquisadores que passaram pela USP ao longo dos anos, bem como empresas resultantes de processos de incubação ou de aceleração em alguma das incubadoras associadas à USP. Esses nomes, áreas de atuação e contatos ficam disponíveis no Portal Solus (plataforma que reúne iniciativas de inovação e empreendedorismo nos diversos campi da USP), zelando pela credibilidade das informações prestadas.

Um estudo divulgado no Jornal da USP em abril de 2022, de autoria de alunos de Ciência da Computação, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, sob orientação do professor Alfredo Goldman, analisou o perfil das empresas com DNA USP e, entre outros, as classificou por área de atuação, além de localização no território nacional. Os institutos com mais empresas originadas na USP foram a Escola Politécnica (EP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Faculdade de Medicina (FM) e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). A maioria das empresas atuava em atividades profissionais, científicas e técnicas, representando 548 empreendimentos.

Soffner explicou que para obter o selo, os interessados que trabalham com empreendedorismo, inovação, startups, empresas com fomento ou incubadoras da USP são candidatos a realizar a inscrição e, consequentemente, passar por uma análise criteriosa para a certificação. Posteriormente, caso contemplados, a documentação da empresa é encaminhada à AUSPIN para emissão de um parecer com autorização oficial da USP para utilização do selo. “Uma vez portador do DNA USP, a USP afiança que sua empresa possui padrão de trabalho, dando-lhe o direito de utilização do selo nas divulgações da empresa no site, redes sociais, o que garante uma visibilidade muito grande para o empreendedor”.

O processo de avaliação de Soffner levou em torno de seis meses. “Sou engenheiro agrônomo e possuo mestrado em Máquinas Agrícolas, ambos pela Esalq.  Paralelamente, me profissionalizei também na área da Educação. Minha empresa é nova. Em janeiro de 2023, com a empresa já constituída, vi a divulgação do DNA USP, solicitei o selo, e seis meses depois consegui obtê-lo. Vale a pena se inscrever, pois fui muito bem atendido neste que é um processo já estabelecido na USP”.

Empresa com selo

A r2soffner trabalha com gestão de competências tanto no nível corporativo, quanto na educação. “Existe uma série de habilidades que um administrador, um gestor ou mesmo um educador pode utilizar no seu trabalho e que muitas vezes não são desenvolvidas, como os processos de tomada de decisão, de solução de problemas, processos de analítica. Atualmente, está muito em voga inteligência artificial nas decisões, mas um graduado ou pós-graduado, em áreas tradicionais, não contam com essas competências desenvolvidas na sua própria formação. Enxerguei nessa realidade, até pela minha formação em Educação, um nicho de mercado, de oportunidades de oferecer essas capacitações para qualquer profissional. Hoje, a educação no Brasil está muito focada nas competências. A própria BNCC - Base Nacional Comum Curricular, deixa de valorizar o conteúdo e passa a valorizar as competências dos alunos como futuros cidadãos do País. Assim, ofereço capacitação para empresas, escolas, universidades, trabalhamos o conceito de competências e desenvolvemos ferramentas que podem ser aplicadas no dia-a-dia”, concluiu Soffner.

De acordo com a AUSPIN, atualmente, 147 empresas de egressos da Esalq já foram credenciadas com o selo DNA USP.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 10.08.2023