Empresas incubadas da ESALQTec são selecionadas pelo FINEP Startup

Sede da ESALQTec está localizada na Fazenda Areão, estação experimental da ESALQ (crédito: Gerhard Waller)

As empresas incubadas da ESALQTec, inucbadora tecnológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), Pragas.com e @Tech foram selecionadas pelo programa FINEP Startup, o qual possui duas etapas e está disponível na internet desde a publicação de seu primeiro edital em 26 de Junho. O programa consiste em dar apoio financeiro e acelerar empresas que possuam produtos em fase final de desenvolvimento  ou que precisem gerar crescimento em sua escala de produção.

Quinhentas empresas de diversas linhas temáticas foram inscritas no projeto, e todas deveriam possuir investidores anjos, demais investidores que acreditassem nas pesquisas e trouxessem credibilidade para as startups. Para a primeira fase, setenta e cinco empresas  foram selecionadas e na segunda fase, por sua vez, vinte e cinco empresas foram finalistas, e as incubadas estão inseridas entre as quatro AgriTechs selecionadas. Segundo dados da FINEP, a participação da ESALQTec foi marcante nesta primeira edição do projeto com as startups, pois é responsável por 50% das AgriTechs selecionadas, ou seja, obteve participação em 8% do total aprovado.

O investimentos nas empresas selecionadas  pode chegar a R$ 1 milhão, e a próxima etapa do projeto consiste na visita às startups, para conhecer o ambiente de trabalho e seus devidos produtos. Toda a área burocrática já foi iniciada para a obtenção do investimento.

Segundo Cristiane Tibola, cofundadora da empresa Pragas.com, a equipe está extremamente feliz e motivada por essa conquista. “Esse resultado é fruto do trabalho sério da Pragas.com como provedora de soluções inovadoras e aplicadas para viabilizar pesquisas agrícolas, reduzir custos e acelerar o desenvolvimento de tecnologias para o controle de pragas. A empresa vem se destacado pela qualidade e inovações tecnológicas geradas neste setor. Além disso, o ecossistema de empreendedorismo na agricultura em Piracicaba é diferencial para as Startups do agro, que contam com o apoio da ESALQ, ESALQTec e do Agtech Valley”, diz.

“ Um resultado de grande relevância para a ESALQTec e a presença da @Tech e da Pragas.com entre as selecionadas. Foi um processo de abrangência nacional com muitas startups participantes, comprovando-se a qualidade das nossas empresas incubadas. Com certeza esta conquista será um passo muito importante na consolidação destes projetos de inovação tecnológica”, diz Sergio Marcus Barbosa, gerente-executivo da ESALQTec.

Texto: Júlia Lopes Moreira, da EsalqTec