Engenho Central recebe XVII International Silage Conference

Conferência discute temas relevantes à produção de silagens para animais (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) deu início na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, à 17ª edição do International Silage Conference (ISC), evento que discute temas relevantes à produção de silagens para animais, por meio de palestras, congregação de empresas do setor e apresentação de estandes. O encontro segue até sexta-feira, 03, no Engenho Central (Piracicaba/SP), e conta com a participação de profissionais de 39 países, envolvendo pesquisadores, estudantes e funcionários de empresas públicas e privadas do setor.

Segundo o diretor da ESALQ, professor Luis Gustavo Nussio, esse é o maior evento do mundo na área de silagem e acontece pela primeira vez fora da Europa. “O Brasil é o primeiro país contemplado com essa oportunidade e isso, para nós, é um grande privilégio porque nos coloca no cenário internacional”, afirmou. Para Nussio, a conferência, que conta este ano com a participação de cerca de 300 pessoas, também possibilita uma grande e benéfica troca de experiências. “É importante não só no sentido de podermos receber a contribuição dessas pessoas importantes que trabalham na área de ponta em tecnologia de conservação de forragens, mas, sobretudo deles perceberem o que nós estamos realizando aqui”, disse. Além disso, o diretor lembrou que os alunos também têm a possibilidade de estabelecer contato com esses profissionais.

A realização é do Departamento de Zootecnia da ESALQ que, de acordo com o professor, alcança mais visibilidade global a partir do evento. “Não há dúvida de que a USP ganha uma notabilidade muito grande nesse sentido, na medida em que hospeda esse evento aqui em Piracicaba, e a ESALQ, em particular, por estar tendo a chance de ter o seu nome reconhecido como um agente no setor”, disse.

A silagem é uma área estratégica em alimentação de animais, porque, com a conservação de forragens  consegue-se atender a carência de oferta de pastagem no período mais seco do ano e todos os sistemas de produção intensivos precisam de uma forma de suplementação. “Esse setor tem inúmeras interfaces como as áreas de microbiologia, tecnologia e vedação. São áreas nas quais temos novidades todos os dias, então não tenho dúvida que após o evento vamos ter um novo pacote de oportunidades e estratégias para o produtor”, acrescentou o diretor.

Texto: Alessandra Faveri Postali (estagiária de jornalismo)
Revisão: Caio Albuquerque (01/07/2015)

Palavra chave:
silagem lzt zootecnia