ESALQ anuncia evento de Inovação Tecnológica para o Agronegócio Sustentável

Luiz Mario Machado Salvi, Marco Antonio Zago e Luiz Gustavo Nussio (crédito: Gerhard Waller)

Na manhã desta quinta-feira, 15/12, aconteceu na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) o lançamento do projeto ESALQShow. Em parceria com a Araiby, a ESALQ abrirá suas portas para expor o que vem fazendo para contribuir para o agronegócio e para a sociedade como um todo, além de fomentar a busca por novas cooperações e desafios com foco no desenvolvimento sustentável.

ESALQSHOW é uma proposta inovadora que tem como objetivo conectar o setor produtivo com a academia em uma interação de reciprocidade, dando visibilidade aos projetos de inovação e serviços oferecidos pela USP/ESALQ, além de ouvir a demanda do mercado para esse setor de inovação tecnológica.

O projeto acomodará vários eventos, que acontecerão nos dias 10 e 11 de outubro de 2017, durante a programação da 60ª Semana Luiz de Queiroz

Segundo o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, o evento tem como propósito concentrar ações empreendedoras. “Com o ESALQshow a ESALQ tem a pretensão de se unir aos esforços da comunidade e transformar esse ecossistema local do agronegócio, o AgTech Valley, em uma iniciativa com energia própria na qual possa nos colocar como centro processo. O evento funcionará como polo de concentração de esforços de interação entre a comunidade e a Universidade, para que possamos receber e oferecer soluções e, a partir disso, fazer com que o ambiente da Universidade inspire a comunidade em nome do bem comum”.

O presidente da Araiby, Luiz Mario Machado Salvi, apresentou uma síntese do evento, que será estruturado em três pilares: Vitrine ESALQ; Espaço Inovar ESALQ & Cia.; AgTech Valley Summit. “A proposta é que a comunidade conheça os serviços oferecidos aqui na ESALQ e, ao mesmo tempo, tenham aqui um importante espaço de troca de conhecimento e apresentação das suas qualificações”.

Em visita ao campus “Luiz de Queiroz”, o reitor da USP, Marco Antonio Zago, acompanhou o lançamento do ESALQShow e destacou a relevância da iniciativa. “Certamente será um momento de festa, uma celebração voltada ao conhecimento. Essa iniciativa tende a prosperar e movimentar o mercado. A USP precisa de ações como este, que permite o diálogo pleno com a sociedade”.

ESALQSHOW – Programação

Vitrine ESALQ

Exposições e apresentações de projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado.

Espaço Inovar ESALQ & Cia.

Serão apresentados trabalhos de inovação tecnológica pré-selecionados, desenvolvidos na ESALQ e na região do AgTech Valley (Vale do Piracicaba). Em formato de feira para facilitar a interação entre os expositores e o público (membros da academia, empresários, investidores, executivos, gestores de propriedades rurais, técnicos, profissionais e estudantes) tem como objetivo criar um ambiente favorável à negociações e networking; incentivar o relacionamento Universidade x Mercado; estimular parcerias entre o setor público e o privado por meio de projetos conjuntos. Neste espaço ocorrerão:

- Painel: apresentação de institutos de pesquisa e empresas ligadas ao agronegócio com o intuito de estimular e intensificar a promoção de tecnologias e inovação.

-  ESALQnovitas: Evento de premiação de pesquisas e de registros de patentes.

- Prêmio Empreendetec: premiação de profissionais e empresas do AgTech Valley que se destacaram no fomento ao empreendedorismo tecnológico.

AgTech Valley Summit

Evento técnico-científico com a finalidade de levantar problemas dentro de um tema específico que será escolhido a cada edição, envolvendo a academia nacional e internacional, abordando também as necessidades de formação do futuro profissional no tema em destaque

Mais informações pelos e-mails rp.esalq@usp.br ou thais@araiby.com.br .

Texto: Caio Albuquerque (15/12/2016)