ESALQ anuncia vencedores do “Desafio Ciência para a Paz”

Versão para impressãoEnviar por email
A frase vencedora é de Erika Fabiola da Silva Maia

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) anuncia os vencedores do Desafio Ciência para a Paz. A iniciativa integra o projeto temático do campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba. Ao todo, foram inscritos 151 trabalhos nas categorias “Frases”, “Fotos” e “Tirinhas”.

O tema Ciência para a Paz tem como base a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que norteia ações e programas das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável, e com o foco em princípios de ciência e de cidadania.

Uma banca formada por membros da academia, jornalistas, professores e profissionais liberais selecionou os vencedores, considerando a aderência em um dos seis eixos temáticos: Ciência e Paz na Agricultura e Alimentação; Ciência e Paz na Agricultura e Educação; Ciência e Paz na Agricultura e Inclusão; Ciência e Paz na Agricultura, Preservação e Conservação; Ciência e Paz na Agricultura e Energia; Ciência e Paz na Agricultura e Inovação.

Os prêmios serão entregues em cerimônia no dia 10 de outubro de 2017, terça-feira, 16h30, na Sala da Congregação da USP/ESALQ, em evento que integra a programação da Transferência do Gabinete do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

Premiados:

Categoria Frases

1º lugar: Erika Fabiola da Silva Maia – “A paz na ciência está no espírito daqueles que a usam para o bem”.

2º lugar: Nanci Castanha da Silva – “Ao respeitar a diversidade cultural e a necessidade ambiental, ao evitar não somente a fome, mas contaminação do que se come, ao proporcionar saúde e nutrição sem nenhuma restrição, a ciência será capaz de promover e sustentar a paz”.

3º lugar: Christina Aparecida Negro Silva – “A paz é possível se construída pelo conhecimento do Homem em ciência e tecnologia, no manejo sustentável da agricultura, colaborando para erradicar a fome, promovendo a inclusão, reduzindo os impactos ambientais e cuidando do lar de todos: a Terra”.

 

Categoria Fotos

1º lugar: Gustavo Quesada Roldán

2º lugar: Dulce Helfer

3º lugar: Natália Carolina de Almeida Silva

 

Categoria Tirinhas *

Ensino Médio

1º lugar:

Emilyn Zanin Fonseca e Isabele Machado Caprioli

Professores Responsáveis: Samuel Zanatta e Yacieni Oliveira e Silva Ferreira

2º lugar:

Diego Lima de Novais e Max Willian Dias Machado

Professor Responsável: André Luiz Capucim

3º lugar:

João Pedro Rodrigues de Oliveira, Lucas Xavier da Luz e Marcelo Henrique Gonçalves.

Professores Responsáveis: Samuel Zanatta e Yacieni Oliveira e Silva Ferreira

 

* Na categoria Ensino Superior, os trabalhos foram analisados pela comissão julgadora e não houve classificados.

 

Texto: Caio Albuquerque (04/10/2017)

 

Agricultura no antigo vulcão da Costa Rica (Gustavo Quesada Roldán)
Tirinha vencedora na categoria Ensino Médio (Emilyn Zanin Fonseca e Isabele Machado Caprioli)