Esalq foi representada no Japão

Vitor Vannozzi Brito e Celso Omoto (acervo pessoal)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) marcou presença, mais uma vez, no International Students Summit, evento organizado pela Tokyo University of Agriculture, no Japão, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de setembro. Esta foi a 18.ª edição do evento, que reúne jovens líderes de diversos países para discutir temas ligados à agricultura, alimentação, meio ambiente e educação.

Nesta edição, a conferência contou com a apresentação de 31 trabalhos de 26 países distintos, relacionados ao tema específico “Students Taking Actions to Increase Youth Involvement in Sustainable Agriculture and to Close the Gap Between Actors in the Food System” . Vitor Vannozzi Brito, estudante do quinto ano de Engenharia Florestal, foi o aluno representante da Esalq/USP neste ano, com a apresentação de um trabalho relacionado a sistemas agroflorestais.

“O trabalho que apresentei foi para mostrar aos demais alunos participantes as ações que os estudantes da Esalq vêm realizando no campo de sistemas agroflorestais. Acredito que é muito importante divulgar os projetos que temos aqui dentro para mais pessoas, inclusive de fora do país”, relatou Vitor Vannozzi Brito. Para o estudante, o contato com outras culturas também foi algo muito interessante. “Gostei muito de participar deste evento devido à troca de experiências e de ideias com jovens de outros países, bastante diferentes do Brasil. Com certeza, foi uma experiência muito enriquecedora e que contribuiu muito para minha formação.”

O professor Celso Omoto, do departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, coordena o Convênio com Tokyo University of Agriculture e também esteve no evento como um dos Conselheiros do International Students Summit. Durante a visita, Omoto participou do Simpósio “Frontiers of Agricultural Research by Tokyo University of Agriculture Global Partner Universities”, com a apresentação da palestra “Sustainable Pest Management in Tropical Agroecosystems De acordo com o professor, a Esalq instituiu uma admirada reputação junto aos organizadores e participantes do evento. “Trata-se de uma iniciativa única da Tokyo University of Agriculture para promover a formação de líderes na área de agricultura, alimentação, meio ambiente e educação”, afirmou.

Durante o evento, os alunos participaram de discussões para determinar o tema específico para o International Students Summit de 2019 que será “Youth Transforming Thoughts on Sustainable Agriculture and Resource Management to Connect Local and Global Community”. Com base neste tema, os estudantes da Esalq que integram o grupo International Student Forum (ISF-Brasil), coordenado pelo professor Celso, já começaram a se mobilizar para desenvolver um projeto a ser apresentado no evento de 2019. “Quem quiser contribuir e participar de nossas reuniões e do desenvolvimento do projeto será bem-vindo. O grupo é aberto para todos os alunos de graduação da Esalq que tenham interesse em gerar um impacto positivo para a sociedade por meio de ações concretas relacionadas à agricultura, alimentação, meio ambiente e educação”, completou Vitor.