Esalq oferecerá vagas para alunos de escola pública via Provão Paulista

Editoria:

Voltado a estudantes da rede pública, o Provão Paulista nasceu como uma ideia da USP e será uma nova forma de ingresso no ensino superior. Ao todo, serão 13 mil vagas na USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatecs

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), unidade da USP em Piracicaba, oferece anualmente 430 vagas para acesso a um dos seus sete cursos de graduação (Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.)

A partir deste ano, além da Fuvest e do sistema Enem-USP, a Esalq passa a integrar oi Provão Paulista. São 63 vagas em todos os cursos da Esalq, que poderão ser acessadas por estudantes da rede pública.

“O Provão será a terceira porta de entrada na USP – além da Fuvest e do Enem – e oferecerá 1.500 vagas em todos os cursos, ou seja, cerca de 14% das vagas do vestibular”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na cerimônia de lançamento da iniciativa.

O Provão Paulista é uma nova forma de avaliação da Secretaria da Educação, que será aplicada em alunos do ensino médio das escolas estaduais e dará acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores da USP, Unicamp, Unesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024.

A aplicação das provas será presencial, fiscalizada nas escolas estaduais, em data única. Todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, incluindo os das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), poderão participar.

A nova avaliação começará a ser aplicada no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.

Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e a partir de 2025 em diante, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

Vestibular – Além do Provão Paulista, a USP terá mais duas formas de ingresso para os novos estudantes: o Enem USP e o vestibular da Fuvest. Organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o concurso é o que tem mais vagas disponíveis: são 8.147 em cursos de graduação de diversas áreas. Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

Texto: Caio Albuquerque (23/8/2023)