ESALQ REALIZOU CERIMÔNIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Versão para impressãoEnviar por email
Professores Luciano Mendes, Thais Vieira, Ernani Pinto Junior e Francisco Mourão | Crédito: Denise Guimarães

Foi na manhã de segunda-feira, 18 de dezembro, que as unidades do Campus Luiz de Queiroz reuniram, na Sala da Congregação, no Edifício Central, servidores docentes e técnicos-administrativos em cerimônia regida a muitas reflexões, mensagens positivas e de revitalização de sentimentos nobres.

Inicialmente, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), representada por sua diretora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira; a Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz (PUSP-LQ), representada pelo prefeito Luciano Mendes; o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), representado pelo diretor Ernani Pinto Junior; e o Centro de Tecnologia da Informação Luiz de Queiroz (Ceti-LQ), agradeceram os servidores por todo apoio prestado em 2023 e desejaram um 2024 renovado de esperanças.

Em palavras de acolhimento, os dirigentes do campus passaram demonstraram que a medida em que se aproximam desta temporada festiva, o desejo deles é o de envolver cada um dos servidores com mensagens de Natal e de gratidão.

Por outro lado, as palavras de reflexão sobre tudo o que vivenciamos neste ano que está findando, ficaram a cargo do prof. Francisco de Assis A. Mourão Filho, do Departamento de Produção Vegetal.

O resultado da Campanha Viver o Natal, coordenada pela Divisão de Atendimento à Comunidade, foi relatado durante a cerimônia, pois foi possível atender todos os objetivos traçados graças a ajuda dos colaboradores e da comunidade do campus. Este ano foram atendidos os Projetos: Obra Amor de Maria, que atua em favor de pessoas em situação de rua, Exército das Formiguinhas, que atua com famílias carentes da cidade e os colaboradores terceirizados vigias e de limpeza.

Para abrilhantar a cerimônia, os alunos da Orquestra Esalq, Ellen Caires Souza (saxofone tenor), Jadiel Aguiar e Silva (narrador da apresentação musical), Samuel de Souza Vieira (percussão) e Gabriel Souza (flauta doce) realizaram uma apresentação instrumental de repertório natalino em meio aos atos do evento. Entre as músicas executadas, Adeste Fidelis, Merry Christmas, Então é Natal, Bom Natal, Quando Dafne fugiu de Febo, Noite Feliz e Bate o Sino.

Em suas palavras de acolhimento, Ernani Pinto Junior, diretor do Cena, expressou ser um prazer celebrar a Ação de Graças do Campus Luiz de Queiroz. “Em nome da diretoria, dos funcionários, alunos e professores do CENA, agradeço a toda comunidade do campus por tudo o que nós fizemos. Posso dizer para vocês que alcançamos o sucesso em todas as metas deste ano. Temos trabalhado muito em conjunto e isso é muito bom. A sintonia que há entre mim, a professora Thais e o professor Luciano dá pra avaliar que esta também se estende ao resto da comunidade. Ao final do ano fazemos essas reflexões que são importantes para estabelecermos as próximas metas para o ano seguinte. Tenho certeza de que no próximo ano vai ser ainda melhor, essa sintonia vai se estender e vamos abraçar novamente nossos objetivos e metas”.

O prefeito do Campus Luiz de Queiroz, Luciano Mendes, afirmou que só tem a agradecer esse período. “Foi muito frutífero para a gente, uma colaboração muito grande dos funcionários, dos professores, de todas as áreas da Esalq, do Cena e da Prefeitura. Estou feliz, pois estamos encerrando um ano de forma muito positiva. Espero que consigamos esse feito no ano que vem, ter essa sintonia que temos tido nos últimos períodos para deixarmos, de fato, alguma coisa boa para a instituição”.

Mendes ainda falou sobre a campanha ‘Viver o Natal’. “A Divisão de Atendimento à Comunidade conseguiu arrecadar junto a colaboradores e comunidade valores que nos fizeram atingir os objetivos dessa ação social. Com o dinheiro arrecadado e doações feitas à DVATCOM, foi possível brindar funcionários terceirizados do Campus com cestas, fornecer bolo de padaria para o jantar de pessoas em situação de vulnerabilidade, ofertar panetones para vigias terceirizados. Também sempre estamos fortalecendo o Exército de Formiguinhas e a Obra Amor de Maria. Então fico muito feliz com tudo isso, pois é muito bonito ver uma ação dessas e perceber que geramos um resultado positivo. Espero que no próximo ano consigamos duplicar ou triplicar esses recursos para podermos atender um maior número de pessoas”, finalizou.

A diretora da Esalq, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, iniciou suas palavras de acolhimento dizendo ser sua saudação muito simples. “Minha saudação é muito simples. Obrigada a cada um de vocês. Nós tivemos um ano muito intenso, com muita mudança, com muito trabalho, reuniões praticamente semanais com as demais unidades do campus. Acho que nesse momento, independentemente da religião, das crenças de cada um, o mundo inteiro se volta para reflexão, para o balanço do final de ano. Isso faz parte da vida de cada um de nós e tenho certeza de que todos aqui se dedicaram muito em cada comissão, em cada horário que se avança, em cada reunião extraordinária”.

A diretora destacou, ainda, que esse é o momento não só de agradecer, mas de trazer um pouco do outro lado para os servidores. “Optamos por fazer essa cerimônia de encerramento de ano trazendo um pouquinho da arte, do nosso lado humano, do que temos como nossos amigos, família. Desejo que todos tenham um bom final de ano, que a gente possa ter esse respiro tão necessário, esse momento de reflexão para ajustar a rota e começar 2024 da melhor maneira possível, de forma muito sintonizada e tenho certeza que continuaremos assim. É algo singelo, o mínimo que podemos fazer pela parceria, pela colaboração, para que a gente tenha o campus da Esalq, prefeitura e o Cena cada vez mais unidos, porque todo mundo quer trabalhar pelo melhor”, findou a diretora.

Professor Francisco Mourão, do Departamento de Produção Vegetal, foi o responsável pela reflexão do evento. Ele agradeceu o convite para participar da Cerimônia de Ação de Graças e proferir palavras em reflexão junto aos servidores do Campus Luiz de Queiroz. Em síntese, Mourão destacou: “Todos nós já pressentimos, ao adentrarmos o mês de dezembro, algo diferente na psicosfera, essa camada energética que nos envolve emocionalmente e espiritualmente. Trata-se de uma mistura intensa de sentimentos e sensações, levando todos nós a estarmos mais atentos a valores que o honroso aniversariante do mês, Jesus, sempre nos convidou a refletir e a priorizar em nossas vidas”.

Nos parágrafos seguintes, Mourão levantou questões como: - No que progredimos em 2023? Quais talentos e valores conquistamos em 2023? Quais foram as nossas conquistas de talentos emocionais e morais? Conseguimos nos desvencilhar de imperfeições às quais já não desejamos mais para nós? “Se tivermos sido suficientemente bondosos conosco neste processo de exame íntimo, encontraremos em nós, saldo positivo na aquisição de maior número de virtudes. As experiências deste ano que está sendo concluído nos proporcionam oportunidades de progresso. Desta maneira, vamos fortalecendo a nossa fé!”

Por fim, Mourão relacionou tudo o que foi dito à casa em que trabalhamos. “Enfim, sobre tudo que apresentei sou levado a refletir sobre as escolhas de um homem, Luiz Vicente de Souza Queiroz, o qual, ombro a ombro com sua esposa Ermelinda, escolheu semear a boa semente em solo fértil. A partir de seus ideais, já adotado de um coração bondoso e generoso, construiu esta Escola, árvore frondosa, reconhecida neste País e em tantas partes do mundo; árvore frondosa, que produz frutos riquíssimos traduzidos no elevado conhecimento e pela formação de tantos profissionais qualificados e respeitados; árvore frondosa que nos abriga, nos proporciona oportunidades riquíssimas de crescimento intelectual, moral e emocional, através da convivência saudável de toda esta comunidade”, concluiu.

Ainda durante o cerimonial, houve um agradecimento geral pela participação de todos, reforçando os dizeres do cartão de Natal da instituição:

“Que esta época seja de reflexão, paz e acolhimento.

Que 2024 seja um tempo de sabedoria, comunhão e oportunidades!”

Na sequência, para promover uma integração ainda maior com os presentes, houve uma confraternização na Sala Centenário. À saída do recinto todos receberam um mimo especial. 

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 19.12.2023