Esalq recebe ingressantes com música ao vivo e museu aberto no domingo

Atividades integram Semana de Recepção dos Ingressantes (crédito: Denise Guimarães)
Editoria:

Quem visitar o campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, no próximo domingo, poderá ter mais um motivo para curtir as paisagens e o conjunto arquitetônico. Como parte integrante da Semana de Recepção dos Ingressantes, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizará uma edição do Vivência Cultural, com música ao vivo pela manhã e tarde.

Ao lado do Pavilhão de Engenharia e próximo ao Museu Luiz de Queiroz, a comunidade acadêmica e a população em geral de Piracicaba poderão curtir música sertaneja, MPB, samba e outros ritmos brasileiros.

Pela manhã sobem ao palco às 10h a dupla sertaneja Gabriel e Allan e às 11h o violinista Ramon Saci. As 12h é a vez da banda Esculhambas e, às 13h a programação será encerrada com a apresentação da banda Esalqsamba.

Como parte da programação do evento será realizado ainda tour histórico pelos principais pontos do campus.

Astronomia – Quem visitar o campus no domingo poderá também conferir apresentações culturais, gastronomia com food trucks e atividades no Museu "Luiz de Queiroz", que estará aberto com o “Domingo de Astronomia”. Neste dia, as equipes do Museu e do Clube de Ciências prepararam uma série de atividades envolvendo a temática, em colaboração com o Instituto Federal de São Paulo – campus Piracicaba. As atividades sobre astronomia contarão com:

Exposição “Vamos falar de Astronomia”

Com quatro ambientes temáticos abrangendo áreas dessa ciência, é possível observar instrumentos científicos, modelos dos planetas, jogos e práticas, bem como uma sala escura para falar sobre constelações. Ainda, poderá encontrar novidades dentre os conteúdos apresentados, que irão enriquecer a experiência da visita.

Clube de Ciências

Realizadas pelo grupo de extensão e pesquisa CRECIN – Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza, as atividades envolverão práticas sobre relógio solar, as estações do ano, como funciona uma bússola, dentre outras atividades.

Espaço ao ar livre

Estarão disponíveis também jogos gigantes, como xadrez e tangram, bem como uma mesa para pintura de desenhos sobre o universo e tudo que o compõe.

Observações do Sol

Em colaboração com o Instituto Federal de São Paulo – campus Piracicaba, haverá um espaço para atividades envolvendo observações astronômicas do Sol, nos gramados próximos ao Museu.

A programação no Museu, Clube de Ciências e Vivência Cultural são uma realização da Comissão (CCEx) e do Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária.

Texto: Caio Albuquerque (21/2/2024)