ESALQ recebeu comitiva da Universidade do Tennessee

Representantes do Tennessee foram recepcionados pelo diretor Luiz Gustavo Nussio (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Durante um ano, a professora Adriana Maria Nolasco, do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), esteve como professora visitante na Universidade do Tennessee. “Retornei em maio desse ano e lá desenvolvi projetos com biocompósitos, tecnologias e análises de ciclos de vida de produtos florestais”.

Como resultado dessa aproximação, a Universidade de São Paulo (USP), via Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, assinou ontem, 08/10, um acordo de cooperação com a instituição norte-americana. Nesta sexta-feira, 09/10, uma comitiva daquela universidade esteve na ESALQ para prospectar áreas de pesquisa de interesse mútuo na intenção de estreitar parcerias.

Além da professora Adriana Nolasco, os dirigentes da Universidade do Tennessee foram recepcionados na ESALQ pelo presidente da Comissão de Atividades Internacionais, Thiago Libório Romanelli e pelo chefe do Serviço de Atividades Internacionais, Alexandre Santos. “Essa visita tem caráter de prospecção de projetos e possibilidades de intercâmbio de graduação e pós-graduação”, declarou a professora Adriana.

A vice-reitora de relações internacionais da Universidade do Tennessee, Pia Wood, esclareceu as linhas de pesquisas que interessaram no contato com os docentes da ESALQ: “Temos interesse em pesquisas nas áreas relacionadas às ciências florestais, produção de etanol, já que nossa universidade tem expertise nessas linhas de estudo”.

Segundo a docente do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ, um mapeamento já começou a ser traçado para que seja definido um programa de cooperação mais amplo. “Poderemos contemplar outras áreas. Eles também demonstraram interesse em tecnologias de produtos florestais, manejo de florestas nativas, ou seja, existem várias possibilidades de parceria”, finalizou.

Da Universidade do Tennessee, além da professora Pia Wood, estiveram presentes Susan Martin (Provost), Alisa Meador (Associate Director), Don Hodges (professor da área de Ciências Florestais), Massod Parang (Associate Dean - Faculdade de Engenharia), Lynn Sacco (Associate Dean – Faculdade de Ciências e Artes).

Texto: Caio Albuquerque (13/10/2015)

Palavra chave:
EUA adriana nolasco lcf