ESALQ recebeu visita de delegação colombiana

Grupo de colombianos visitou o Campus Luiz de Queiroz (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

O cônsul do Brasil em Bucaramanga, na Colômbia, Jorge Zuluaga Villegas, esteve em visita na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) durante essa sexta-feira, 21/07. Villegas acompanhou uma delegação de alunos e docentes da Universidade St. Tomás, seccional Bucaramanga, e foi recepcionado pelo vice-diretor da ESALQ, professor Durval Dourado Neto, e pela presidente da Comissão de Atividades Internacionais (CAInt), professora Helaine Carrer.

A comitiva esteve no Brasil para participar da II Semana de Ciência e Tecnologia Brasil-Colômbia, realizada no campus da USP de São Carlos, no período de 17 a 21 de julho. As atividades foram encerradas em Piracicaba, com visitas técnicas em laboratórios e departamentos no Campus Luiz de Queiroz.

“Agradecemos a USP e a ESALQ por acolher esse grupo de estudantes colombianos. Tem sido uma experiência única de conhecermos o que está sendo desenvolvido em pesquisa. Na Colômbia temos profissionais altamente qualificados, mas não temos, muitas vezes, as chances de conhecer o trabalho de pesquisa e desenvolvimento que países como o Brasil estão fazendo. Para nós tem sido de um valor enorme”, declarou o cônsul.

Para Helaine Carrer, é sempre importante estreitar laços com os países vizinhos. “É fundamental ampliarmos nossas interações internacionais. A Colômbia tem dado um apoio muito grande para o intercâmbio de alunos, promovendo, também, a visita de professores nos dois sentidos”.

A ESALQ mantem atualmente dois convênios ativos com instituições de ensino e pesquisa colombianas, a Universidad Distrital Francisco José de Caldas e a Universidad Nacional de Colombia - Sede Palmira (em renovação) e, de acordo com a presidente da CAInt, novas parcerias são sempre bem vindas. “Novas parcerias já estão ocorrendo com escolas de países como o Peru, Panamá, Equador, Chile e Argentina. É muito importante essa interação, principalmente com esses países da América Latina, com quem devemos aumentar esse diálogo e compartilhar todo nosso conhecimento”.

O agronegócio tem potencial para ser o elo de ligação de futuras aproximações entre a ESALQ e instituições colombianas. “A Colômbia esta começando a se desenvolver, o campo colombiano está melhorando muito, e o conhecimento do Brasil tem sido chave para isso. Em algumas regiões do país temos uma enorme presença de profissionais brasileiros e de professores que tem visitado a Colômbia para compartilhar esses conhecimentos”, finaliza o cônsul brasileiro naquele país.