Esalq tem reunião com representantes da John Deere

Encontro foi realziado no Edifício Central (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, no dia 16 de agosto, representantes da empresa John Deere. O encontro dá início aos trabalhos em um convênio assinado recentemente e que prevê cooperação em tecnologia digital e máquinas agrícolas e envolve ainda a concessionária Terra Verde, representante da John Deere em Piracicaba.

Na Esalq, o grupo foi recepcionado pela diretora, professora Thais Vieira, e pelo vice-diretor, professor Marcos Milan, além de outros representantes da gestão atual da Escola.

O acordo entre a Esalq, John Deere e a Terra Verde prevê a instalação de um centro de treinamento na Fazenda Areão, uma das estações experimentais da Esalq.

Rodrigo Bonato, diretor de marketing da John Deere para América Latina e ex -aluno da Esalq, salientou que o convênio propiciará explorar toda a inovação que envolve as máquinas. “O envolvimento do corpo técnico da John Deere, Terra Verde e do pessoal da Esalq possibilitará avançarmos ainda mais na agricultura de precisão, na parte de análise de dados, visão computacional, enfim, em todas as novas tecnologias que o agro traz. E os alunos também vão poder ter acesso a essa nova tecnologia que transcende simplesmente ao uso das máquinas. Este convênio é bastante amplo e imaginamos ser o primeiro passo nesse trabalho conjunto, que envolve a iniciativa privada e a academia”.

Segundo Eduardo Cunali, CEO da Terra Verde, o convênio entre traz uma grande responsabilidade para a sua equipe. “A grande responsabilidade nossa, como o concessionário da região, é fazer com que esse centro de treinamento tenha vida, que ele realmente funcione no dia a dia e que a gente colha os melhores resultados possíveis. Ali treinaremos os nossos colaboradores da rede, com total envolvimento da Esalq contribuindo com pesquisa e desenvolvimento”.

Para o vice-diretor da Esalq, Marcos Milan, essa aproximação entre a Universidade e empresas é uma tendência global fortalecendo o elo entre o ensino, a pesquisa e a extensão com o setor produtivo, trazendo benefícios mútuos para as partes envolvidas e para a sociedade. “O encontro foi uma oportunidade para apresentar e discutir sobre as áreas de atuação do convênio. Estiveram presentes pela Esalq, os presidentes de Comissões, Relações Institucionais, a área de Inovação, engenheiros do Serviço de Estações Experimentais e a Diretoria”.

Texto: Caio Albuquerque (22/8/2023)