Esalqueanos ganharam o prêmio Internacional Commission on Microbiological Specification

Equipe do GETEP reunida (Crédito: Divulgação)

Entre os dias 27 e 30 de setembro, integrantes do Grupo de Estudo e Extensão de Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado (GETEP) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), participaram do XIII Congresso Latinoamericano de Microbiologia e Higiene de Alimentos, em Medellín, na Colômbia.

O Congresso enfatizou a importância da inovação e sustentabilidade na área de microbiologia de alimentos, ressaltando a importância do tema para a sociedade, como a inocuidade na produção primária, resistência aos antimicrobianos na cadeia de produção e gestão e avalição do risco biológico. “Estes assuntos foram apresentados por renomados pesquisadores na área de instituições internacionais, universidades americanas e europeias e empresas multinacionais”, contou Juliana Antunes Galvão, uma das integrantes do GETEP.

O trabalho de autoria dos pesquisadores Daniel Vázquez Sánchez e Juliana Antunes Galvão, e da professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, Marília Oetterer, recebeu o prêmio ICMSF-2016, pelo trabalho “Ocurrence of coagulase-positive Staphylococcus aureus in tilapia-processing facilities located in the state of São Paulo (Brazil)”. "Participar do congresso foi uma oportunidade de divulgarmos a comunidade internacional dados de pesquisa sobre ocorrência de bactérias em plantas processadoras de tilápia, sendo esta a primeira etapa do trabalho, que visa otimizar os processos de controle destes patógenos na indústria alimentícia”, ressaltou Juliana.

Além disso, o grupo se envolveu em debates quanto a importância da indústria nas questões referentes a qualidade em todos os elos da cadeia produtiva de alimentos, no desenvolvimento e inovação de novas metodologias e tecnologias para o controle microbiano. “Foi uma experiência que reforçou a importância da garantia de alimentos seguros e de qualidade para o consumidor”, disse a integrante do GETEP.

Texto: Ana Carolina Brunelli
Revisão: Caio Albuquerque (27/10/2016)

Palavra chave:
GETEP Prêmio Congresso Latinoamericano Microbiologia e Higiene de Alimentos Marilia Oetterer LAN