Homenagem ao professor Eneas Salati

Eneas Salati foi diretor do Cena/USP no período 1981/1985 (Imagem: Fabiano Pereira)

Faleceu no último sábado, 5 de fevereiro de 2022, o professor Eneas Salati. Nascido em Capivari (SP) no dia 6 de agosto de 1933, Salati formou-se na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em 1955. Defendeu seu doutorado em 1958 e teve destacada atuação pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), unidade da USP em Piracicaba da qual foi diretor entre 1981/1985.

Ocupou ainda os cargos de Diretor do Instituto de Física e Química da Universidade de São Carlos, USP no período 1976/1979. Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA, nos anos de 1979/1981 e de 1991/1992.

No Cena, planejou e construiu o Laboratório de Espectrometria de Massa para Elementos Leves, para análises de deutério, nitrogênio-15, oxigênio-18 e carbono-13. Construiu linhas de enriquecimento de nitrogênio-15 e oxigênio-18. Coordenou pesquisas para estudar a origem da salinização das águas subterrâneas do nordeste brasileiro. Coordenou os trabalhos destinados a verificar as possíveis mudanças de clima na Amazônia, em decorrência do desmatamento. Desenvolveu estudos de fixação do nitrogênio por gramíneas. Desenvolveu projetos sobre distribuição de energia solar no Estado de São Paulo e no Brasil.

Tem 146 trabalhos publicados e orientou 6 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado. Durante sua exitosa trajetória, o professor Eneas Salati estagiou, ainda, nos seguintes laboratórios: International Atomic Energy Agency, Viena; Argonne National Laboratory, USA; University of California, Davis, USA; Geological Survey in Denver, USA; Weizmann Institute of Sciences, Israel; University of Copenhagen, Dinamarca e University of Washimgton, Seattle, USA.

Família – Era casado com a Sra. Theresinha Zurk Salati. Era filho do Sr. Dalisio Salati e da Sra. Adelia Salati, ambos falecidos. Deixa os filhos Eneas Salati Filho, Eneida Salati, Elisabeth Salati casada com Jhon Maddem e Eduardo Salati. Deixa ainda netos, bisnetos, tataraneto, demais parentes e amigos. A cerimônia de cremação ocorreu na última terça-feira, 8 de fevereiro.

Texto: Caio Albuquerque (08/02/2022)