Livro Microbiologia do Solo será lançado na ESALQ

Segunda edição do livro Microbiologia do Solo, de autoria de Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso e Fernando Dini Andreote. (Foto: Divulgação)
Editoria:

Destinado para o ensino em Graduação, a segunda edição do livro “Microbiologia do Solo” será lançado, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), no dia 22/12, às 16h30, na Diretoria da ESALQ.

O livro editado por Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso e Fernando Dini Andreote, docentes do Departamento de Ciência do Solo (LSO), trata da vida no solo e faz uma interface entre suas características e o funcionamento das plantas, dando base à melhor utilização dos componentes da Biologia do Solo para a busca de uma agricultura mais produtiva e sustentável.

Composto por 225 páginas, divididas em 14 capítulos, e prefaciado pelo professor emérito da ESALQ, João Lucio de Azevedo, o intuito do livro é fornecer informações importantes sobre a vida no solo, direcionado aos estudantes e pesquisadores das áreas biológicas e agronômicas e disseminação destes conceitos nos diversos componentes do setor produtivo agrícola.

Para o professor Fernando, o livro é muito importante, já que, no momento, ocorrem diversas demandas relacionadas ao tema. “Como necessidade de inovações no manejo dos solos ou na validação de produtos que tem como base a Biologia do Solo, este livro certamente será de grande utilidade”, disse Andreote.

A autora destacou a importância e a utilidade do livro para a disseminação de conhecimento nas áreas biológicas e a disponibilização do livro como e-book, tornando-o acessível a todos. “A nossa expectativa é de que este livro venha a ser bastante útil e de que seja um valioso auxiliar na popularização dos conhecimentos biológicos e daqueles relacionados ao meio ambiente. É com grande alegria que colocamos esta obra à disposição de todos os interessados”, disse Elke.

A segunda edição do livro é uma atualização da primeira edição produzida há 25 anos, muito popular entre os alunos e que encontra-se esgotada há algum tempo. Uma das razões para sua reedição foi a constante procura de graduandos querendo obtê-lo para a complementação de seus estudos. Todos os assuntos tratados na primeira edição constam nessa segunda e, ainda, foram incluídos novos tópicos, tornando-o mais moderno e de acordo com o atual nível dos conhecimentos. Ao final de cada capítulo foi incluído um estudo de caso, que tem como proposta resumir o assunto e convidar o leitor a um exercício intelectual no emprego dos conhecimentos recém-adquiridos.

Para baixar o livro, clique AQUI.

Texto: Caio Nogueira

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar