Marcos Kamogawa tomou posse como presidente do Comdema

O presidente do Comdema, Marcos Yassuo Kamogawa e o secretário de Governo, Luis Fernando Cassinelli (CCS/Piracicaba)

O secretário de Governo de Piracicaba, Luis Fernando Cassinelli, deu posse no último dia 9 de agosto de 2023, aos novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) para o biênio 2023/2025.

A cerimônia ocorreu no Anfiteatro do Centro Cívico e o presidente do órgão será o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Marcos Yassuo Kamogawa. Iraci Vitor Honda como vice-presidente, Eveline Blumer, 1ª secretária, e Sylvana Zein, 2ª secretária, compõem a nova gestão.

Eleito pelos conselheiros, Marcos Kamogawa afirmou que o Comdema tem papel importante para criar dispositivos técnicos de avaliação das questões ambientais do município. “O Conselho pode também propor projetos ao Executivo, visando a proteção de mananciais, recuperação de áreas verdes, proteção da mata ciliar e várias outras ações de conservação do meio ambiente”, enfatizou.

Representatividade – O Comdema foi criado pela Lei Complementar nº 251/2010 e que é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, composto por 33 membros, com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Poder Público Municipal as diretrizes da política municipal para o meio ambiente e os recursos naturais.

O conselho é plural, com representantes do Poder Executivo Municipal, entidades civis com finalidade de defesa da qualidade do meio ambiente, universidades públicas e privadas, entidades civis, entidades setoriais, órgãos de proteção ambiental como a Cetesb e Polícia Ambiental.

Kamogawa possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001 e 2004 respectivamente). Atualmente é professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química analítica, com ênfase em Análise de metais em baixa concentração, preparo de amostras e instrumentação analítica, atuando principalmente na interface química e agricultura/meio ambiente. Coordena o grupo de extensão Universitária - CEPARA. Atua como consultor técnico da Abisolo. Está como Chefe do Departamento de Ciências Exatas na Esalq.

Texto: CCS/Piracicaba (14/8/2023)