Museu de Logística “Luiz de Queiroz” anuncia inauguração virtual

Crédito: LEO CARLIM

Após quatro anos de planejamento, captação de acervo e restauração de peças, o Museu de Logística “Luiz de Queiroz” abre suas portas para uma inauguração virtual, a ser realizada no dia 4 de outubro, às 10h, em comemoração à 64ª semana Luiz de Queiroz. Em sua primeira fase, o Museu será apresentado de forma virtual, com previsão de abertura física atrelada ao retorno das atividades presenciais do campus da Esalq.

Com a primeira exposição relacionada ao transporte de cargas agrícolas, o Museu busca representar a história da logística a partir de veículos de diversas modalidades de transporte. Segundo o professor titular da Esalq e coordenador geral do Grupo ESALQ-LOG, José Vicente Caixeta Filho, a reforma dos veículos em exposição visa trazer “uma série de possibilidades de interação com o público, além de preservar a memória da logística brasileira”. A respeito da iniciativa do Museu, Caixeta ressalta que o projeto é um exemplo de empreendedorismo envolvendo diversas pessoas. “Nós esperamos que isso reflita os sonhos de Luiz de Queiroz, além de enaltecer a força e a história do transporte de cargas agrícolas no Brasil”, completa o docente.

Iniciado em 2017, o projeto tem se consolidado através da parceria com a Esalq, empresas do setor logístico e a equipe do Grupo ESALQ-LOG, responsável pela captação de peças históricas e organização do acervo.

Anexo às dependências do Grupo ESALQ-LOG, o Museu conta com uma área de 3,113m², abrigando peças de transporte utilizadas para movimentação de cargas agrícolas em diferentes modalidades. Até o momento, o acervo contempla itens como uma carreta vaso pressão, um caminhão Scania L111S, um empurrador hidroviário, uma locomotiva e uma bomba de combustível.

Todos os itens, adquiridos em comodato com o apoio de empresas como Raízen, Rumo, Contatto, Transvale e IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), ficarão disponíveis para visitação de estudantes e demais interessados na história logística do país. Idealizado pelo Grupo ESALQ-LOG desde 2017, o Museu reúne importantes atrativos da história da logística de transportes do Brasil e do mundo, visando não somente a exposição de itens históricos, mas também o apoio ao entendimento prático das aulas oferecidas pela universidade.

Texto: AMANDA WENDLAND