Museu Luiz de Queiroz receberá exposição “Bicho, quem te viu, quem te vê!”

Editoria:

De 28 de março até 26 de maio de 2023 o Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), receberá a exposição “Bicho, quem te viu, que te vê!”.

A mostra percorre uma diversidade de cidades, levando ao público conhecimentos e informações sobre a fauna nativa do estado de São Paulo. O objetivo é contribuir para a construção de valores relacionados à proteção da diversidade biológica, incluindo as dimensões sociais, educacionais e culturais.

O intercâmbio de atividades promovido pelo seu caráter itinerante amplia o espaço de discussão para uma análise mais global das questões ambientais relacionadas à biodiversidade.

A Exposição traz, por meio de painéis, registros fotográficos e ilustrações, narrativas sobre a evolução da ocupação dos ambientes naturais do interior paulista e o que restou destes ambientes.

Ao longo da exposição o visitante poderá descobrir mais sobre o lobo-guará, a jaguatirica, a onça-parda, o sauá, o macaco-prego que frequentemente são atropelados na região. Ainda, poderá compreender melhor o que tem sido feito para minimizar estas perdas.

No Museu “Luiz de Queiroz”, a mostra estará disponível em três ambientes, ao qual utilizará de um roteiro didático-técnico, inserindo informações acerca da fauna do campus da Esalq, de forma a complementar a experiência do visitante.

Ainda, há também o Programa Permanente de Visitas Monitoradas, que recebe gratuitamente, escolas das redes pública e privada, a partir de 05 anos, para atividades guiadas no espaço, com colaboração do CRECIN, por meio de ações envolvendo o Clube de Ciências, que terão didáticas e atividades relacionadas a temática da exposição sendo aplicadas.

O projeto da exposição “Bicho, quem te viu, que te vê!” é do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP de São Carlos. A instalação na Esalq tem a responsabilidade do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” e Serviço de Cultura e Extensão (SVCEx).

Exposição: Bicho, quem te viu, que te vê!

Data: 28/3 a 26/5

Local: Museu Luiz de Queiroz (Avenida Pádua Dias, 11, Agronomia, Piracicaba, SP)

Horário de visitação: 8 às 17h

Inscrições: para monitorias de grupos e turmas de escolas de ensino básico até médio, ensino superior e demais instituições, é necessário agendamento. Demais casos, visitação livre.

Outras informações: museulq@usp.br

Redes sociais: