Museu Luiz de Queiroz terá “Domingo no Escuro - aprendendo sobre óptica”

Editoria:

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) convida a comunidade para participar do “Domingo no Escuro – Aprendendo sobre óptica”. Para tanto, o Museu Luiz de Queiroz e o Clubinho de Ciências prepararam uma série de atividades gratuitas interativas para o próximo domingo, 27/11.

Buscando proporcionar experiências diferentes aos visitantes, ambos os espaços trabalharão com temáticas envolvendo a luz, seja a sua presença ou a falta dela, as cores, e diversas outras ações envolvendo essa temática.

Museu – No Museu, estarão disponíveis duas salas com baixa luminosidade, onde itens do acervo ficarão disponíveis para interação com o público em atividades monitoradas explicando suas propostas e funcionalidades. Assim, lupas, microscópios, prismas, fluorescência, entre outros, estarão destacando o papel de objetos históricos de ensino nas questões museológicas e didáticas.

Clubinho – Quanto ao Clubinho, também usando pouca luz como temática, será trabalhado um roteiro passando por estações com experimentos, confeccionados de materiais reutilizados, onde serão abordadas áreas sobre física, química, astronomia, cores, entre outros. Tudo de forma prática, curiosa e divertida.

Os visitantes poderão ainda circular normalmente pelas demais salas do Museu, que agora, conta com novos objetos e materiais textuais expostos, proporcionando assim a possibilidade de rever os espaços e descobrir mais sobre o acervo e história da instituição, bem como apreciar os novos conteúdos que trabalhamos nas expografias internas.

Programação Domingo no Escuro:

Museu “Luiz de Queiroz”

Espaço “Acervo e arteducação no Escuro”

Novos itens e textos disponíveis pelos ambientes internos

O Jardim Francês e Ermelinda Ottoni

Clubinho de Ciências

A física da luz e do escuro

Aprendendo sobre constelações

O planeta Terra e o sistema solar

As cores

Jogos

Espaço lúdico com jogos de tabuleiro e xadrez gigante

Curso de Pilotagem de Drones - Durante as atividades, alunos da Escola Estadual Elias de Mello Ayres estarão realizando a finalização de uma disciplina eletiva de ensino de pilotagem de drones, lecionada pela Professora Rubmara. Essa proposta abordará uma explicação teórica, acerca de legislações, tipos de drones, componentes principais, controles e pilotagem básica. Ainda, serão realizados voos na área ao redor do Museu para pilotagem e captura de imagens, por parte dos alunos e professora, com objetivo de coletar registros do domingo e do complexo do Museu. A atividade é destinada aos alunos, porém, o público poderá acompanhar e assistir tanto as aulas quanto aos voos.

Sobre o evento – Todas as ações compreendem atividades desenvolvidas pelo Museu “Luiz de Queiroz” e pelo Clubinho de Ciências, por meio do grupo de extensão CRECIN, com apoio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, que compõem parte dos projetos de valorização e utilização do acervo, da extensão e de conhecimentos trabalhados na universidade pública. Ainda, somam-se as ações presentes no Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-2023 da UNESCO.

As atividades são coordenadas por Edno Aparecido Dario, coordenador do Museu “Luiz de Queiroz”, pela Prof.ª Rosebelly Nunes Marques, do departamento de Ecnomonia, Administração e Sociologia e pelo colaborador Charles Albert Medeiros.

Apoio: Esalq/USP, Instituto PECEGE, Divisão de Comuicação da Esalq.

Informações adicionais:

Atividades gratuitas, sem agendamento prévio

Visitação disponível das 14h às 18h

Sem limite de público e faixa etária

Aconselhável uso de máscaras na parte interna do Museu e do Clubinho de Ciências

Mais informações pelas redes sociais:

Instagram: @museulq @crecin.esalq

Email: museulq@usp.br