Professor lança livro “A Grande Excursão, Agronomandos da Esalq de 1961”

Professor Epaminondas atuou na área de Física e foi um dos fundadores do Cena (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Obra do prof. Epaminondas Sansígolo de Barros Ferraz tem lançamento marcado para o próximo dia 20, na Biblioteca Municipal de Piracicaba

No próximo dia 20 de maio, às 10h, na Biblioteca Municipal de Piracicaba, ocorrerá o lançamento da obra “A Grande Excursão, Agronomandos da Esalq de 1961”.

Escrita pelo professor Epaminondas Sansígolo de Barros Ferraz, o livro relata a viagem realizada em 1961 aos Estados Unidos por alunos de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

“Todo esalqueano passava por essa experiência. Era algo marcante na trajetória de cada um dos alunos”, conta o professor Epaminondas Sansígolo de Barros Ferraz, formado em 1958 na Esalq. Em 1961, já contratado pelo então departamento de Física da Esalq, ele foi o chefe da comitiva. Durante um mês o grupo visitou propriedades agrícolas, sistemas agroindustriais, além de estabelecer contato com representações universitárias e de outras entidades pelo caminho.

Em paralelo ao percurso acadêmico da viagem, o autor faz um panorama do momento histórico e detalha de que maneira a tensão geopolítica da Guerra Fria teve reflexos na presença do grupo da Esalq nos Estados Unidos.

A iniciativa da obra é do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Piracicaba.

Interessados devem entrar em contato com o IHGP, pelo e-mail ihgp@ihgp.org.br ou telefone (19) 3434.8811.

Lançamento da obra “A Grande Excursão, Agronomandos da Esalq de 1961”

Data: 20 de maio de 2023

Horário: 10h

Local: Biblioteca Municipal de Piracicaba, Rua Saldanha Marinho, 333, Centro-Piracicaba, SP