Projeto “Mesa+Verde: cultivando bem-estar” ajudou estudantes na pandemia

Versão para impressãoEnviar por email
Foto:Divulgação
Editoria: 

Com aplicação nas escolas Evolução Centro Educacional, de Porto Seguro (BA) e Monte Sionense de Monte Sião (SP), o projeto “MESA+VERDE: CULTIVANDO BEM-ESTAR” foi o primeiro projeto de educação ambiental desenvolvido pela ESALQ Júnior Florestal. 

A proposta elaborada pelos estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) apresentava como objetivo envolver os alunos e ajudar na manutenção da saúde mental, além de aumentar os conhecimentos na área de botânica e meio ambiente. 

“O projeto voltado para alunos do Ensino Médio tem como intuito diminuir a pressão psicológica e a ansiedade causada pelo isolamento social, com reflexos benéficos diretos no desempenho escolar, além de ampliar o conhecimento dos estudantes na área botânica”, explica Olívia Nogueira, Diretora Comercial da Esalq Junior Florestal. 

Para realizar as atividades, foram disponibilizadas 5 aulas on-line, durante o período de 5 semanas, no Blog "Mesa+Verde: cultivando bem-estar". Os temas abordados foram Hortas, Manejo de Água, Luz e Solo, Nutrientes e Compostagem, Pragas e Doenças, Benefícios Alimentares e PANCs. “Além das aulas teóricas, três miniaulas práticas ensinaram os alunos como montar uma horta, fazer um regador com uma garrafa PET e montar uma composteira”, complementa a estudante da Esalq. 

Monte Sião – Em Monte Sião, a iniciativa foi realizada em conformidade com as aulas de Biologia do Ensino Médio, ministrada pela professora Lea Brisola, da Escola Monte Sionense. A educadora relatou que o projeto possibilitou aos alunos conhecimento na área de educação ambiental. “Todo ano os estudantes da segunda série do Médio possuem em sua grade curricular a matéria de morfologia vegetal e, a partir deste pressuposto e da proposta de criar uma horta, os alunos conseguiram com o suporte teórico dos estudantes da Esalq, realizar um trabalho em grupo visando a melhor forma de instalar uma horta em suas casas ou apartamentos, adaptando para a realidade de espaços pequenos ou grandes. Ao final do processo os estudantes enviaram fotos dos trabalhos, finalizando assim todo o processo de desenvolvimento”. 

Porto Seguro – Na Bahia, as atividades foram realizadas na disciplina de Filosofia, ministrada pelo professor Wagner Galante na escola Evolução Centro Educacional. O docente destacou a importância que a realização desse projeto de educação ambiental proporcionou aos estudantes. “Em um momento de pandemia, quando os alunos estão isolados em suas casas, um projeto de educação ambiental ajuda a vivenciar algo diferente nesse sistema de aulas online, porque permite um “novo” olhar para a prática do cultivo de alimentos em que antigamente eles não prestavam atenção, esse projeto permitiu estabelecer um hábito diferente na vida de cada aluno e muitos deles relataram que estão exercendo essa nova prática em suas casas. Esse aprendizado só foi permitido a partir das atividades com a Esalq Junior Florestal”, destaca o docente. 

Segundo avaliação dos estudantes da Esalq, tanto na escola paulista quanto na baiana, a iniciativa também deu oportunidade para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes, visto que se mostrou possível utilizar diferentes materiais e ferramentas para a montagem da horta. 

Sobre a ESALQ Júnior Florestal – É uma empresa formada por alunos de graduação da Esalq, que têm como objetivo buscar soluções florestais para seus clientes, aplicar os conhecimentos adquiridos na área, colocá-los em prática e realizar projetos com a mesma excelência e eficiência do mercado. 

Informações adicionais sobre a Esalq Junior Florestal podem ser obtidas na página https://www.esalqjrflorestal.org.br/ pelo e-mail contato@esalqjrflorestal.org.br ou telefone (19) 3447-6661. 

Texto: Gabriel Perin Estagiário de Comunicação/Revisão: Caio Albuquerque Mtb 30356| 30/08/2021 

Palavra chave: 
Projeto “Mesa+Verde,estudantes,pandemia