Restauração do Hidrofitotério da ESALQ será apresentada na Jornada Nacional de Iniciação Científica

O graduando do curso de Gestão Ambiental, Charles Albert Medeiros, é um dos responsáveis pela restauração (Crédito: Gerhard Waller)

O projeto de restauração das plantas aquáticas e palustres do Hidrofitotério, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), será representado no maior evento de iniciação científica do Brasil, a Jornada Nacional de Iniciação Científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que ocorre em julho deste ano, em Salvador, na Bahia. O graduando do curso de Gestão Ambiental, Charles Albert Medeiros, é um dos responsáveis pela restauração e será o porta-voz da ESALQ na jornada nacional.

O Hidrofitotério é composto por dois lagos com 51 canteiros, que hoje acomodam 73 espécies de plantas aquáticas, entre folhas paisagistas, medicinais, biorremediadoras e alimentícias. O trabalho de restauro, além de dobrar o número de espécies nos lagos, também reinstalou as duas bombas para hidro oxigenação da água. Medeiros ressaltou que a melhora na qualidade dos lagos contribuiu para atrair uma fauna mais variada ao local. “Duas garças se alimentam dos peixes de lá e também temos quero-queros, bem como vários tipos de pássaros e espécies de sapo. O lago está cheio de girinos”, comentou. Os insetos também realizam uma parte importante, como polinizadores.

O restauro foi orientado pelos docentes Flávio Bertin Gandara Mendes e Lindolpho Capellari Júnior e teve como objetivo promover o estudo de plantas aquáticas, que, apesar do viés econômico, ainda não são muito exploradas. “Existem poucas referências para pesquisa nessa área e o conteúdo dos livros é bem ramificado. Nossa ideia é aproximar essas plantas do público, seja ele composto por alunos de escolas, comunidade externa do campus ou até mesmo graduandos e docentes”, explica Medeiros.

A restauração do Hidrofitotério já rendeu o primeiro lugar no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, o Siicusp, onde o projeto recebeu nota máxima e menção honrosa no segundo semestre de 2015. “Eu não imaginava que nosso projeto de extensão chegaria tão longe e é muito importante levar isso adiante, porque estamos elevando o nome do nosso curso de Gestão Ambiental, que é um curso relativamente novo na universidade”, salientou o graduando.

As visitas ao Hidrofitotério e suas 73 espécies de plantas aquáticas e palustres podem ser agendadas pela página no Facebook do local, por meio do link https://www.facebook.com/hidrofitoterio.esalq

Texto: Felipe Caires
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (12/01/2015)

Palavra chave:
Hidrofitotério Jornada Nacional de Iniciação Científica, Plantas aquáticas, Palustres, Cultura e Extensão, Agricultura