Revigore-se

Linha de sucos desenvolvida por estudantes mistura polpa de frutas brasileiras e chá mate (Crédito: Divulgação)
Editoria:

Melhorar a qualidade nutricional e inovar nos sabores. Essa foi a proposta de cinco alunos do curso de Ciências dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) quando lançados ao desafio de criar um novo produto para o setor de bebidas, levando em consideração uma pesquisa de  mercado realizada com consumidores de sucos industrializados. “Surgiu a oportunidade na disciplina Análise Sensorial e logo começamos a definir as estratégias de nosso projeto. Buscamos atender as demandas da sociedade, visando contribuir com a saúde”, contou Marcelo Belchior, um dos integrantes da equipe.

O estudo, orientado pela professora Marta Helena Fillet Spoto, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, uniu tecnologia e formulação adequada de ingredientes para oferecer um produto mais saudável. Os alunos desenvolveram então a linha de suco “Revigore-se”. “Utilizamos a polpa de cinco frutos diferentes e misturamos com chá mate, rico em antioxidantes. Além disso, reduzimos o teor de açúcar que, hoje, é um dos grandes problemas das bebidas industrializadas”, disse Belchior.

Os sabores foram definidos, durante a pesquisa de opinião nos supermercados, de acordo com as escolhas dos consumidores. Os mais sugeridos foram acerola, açaí, jabuticaba, manga e pitanga. “Nós gostamos das escolhas, principalmente por ser uma forma de explorar ainda mais as frutas nativas do Brasil”. Segundo Belchior, a jabuticaba e a pitanga estão entre os 100 alimentos ameaçados de extinção e poder inserir esses sabores na indústria é uma forma de valorizar os nossos produtos e preservar a flora brasileira.

Além de inovar no paladar, inseriram nos sucos algumas “bolhas” para realçar o sabor e deixar a bebida mais divertida. “Tentamos explorar os pontos positivos dos sucos industrializados e focar nos pontos que podem ser melhorados”. Belchior ainda conta que os colegas da classe que provaram a linha “Revigore-se” disseram que os sabores são bem agradáveis.

Esse desafio foi uma oportunidade aos alunos de graduação de se aproximarem do universo profissional e do setor de alimentos. “Com a pesquisa, atuamos na prática como cientistas de alimentos em diferentes campos. Avaliamos o mercado, consumidor, tecnologia, conservação de compostos nutricionais, combinação de ingredientes e até legislação. Foi um estudo que abrangiam muitas áreas e demonstrou como o profissional pode contribuir para a qualidade de vida da população através do desenvolvimento de alimentos de qualidade”, ressaltou Belchior.

Além de Marcelo Belchior, são responsáveis pelo estudo Mariana Marinho Martins, Pyera Grasse Moraes e Aline Cristina de Camargo.

Texto: Ana Carolina Brunelli
Revisão: Caio Albuquerque (10/11/2016)

Palavra chave:
sucos revigore-se antioxidantes frutas