Serviço de Fisioterapia do Campus “Luiz de Queiroz” passa a atender em novo espaço

Prefeito do Campus, Fernando Seixas, professor José Vicente Caixeta Filho, Walter José Fernandes e diretor Luis Gustavo Nussio, no descerramento da placa de inauguração. (Crédito: Gerhard Waller)

O Serviço de Fisioterapia do Campus “Luiz de Queiroz”, vinculado à Unidade Básica de Saúde (Ubas) de Piracicaba, inaugurou na manhã de quarta-feira, 2 de setembro, um novo espaço para atender as demandas do Campus.  Estiveram presentes dirigentes, funcionários e convidados para a apresentação das novas instalações.

O tratamento fisioterápico é oferecido para funcionários e docentes ativos e aposentados e alunos de graduação e pós, além de dependentes diretos. Desde 1992, o setor presta assistência e atende aos pacientes, privilegiando a prevenção e promoção da saúde no que diz respeito ao aparelho locomotor humano. A iniciativa para a criação do setor se deu por meio do responsável técnico pelo Serviço Médico do Campus, Hamilton Bonilha, que reconheceu a importância da reabilitação no tratamento de pacientes.

Durante o evento, o diretor da Escola, professor Luis Gustavo Nussio, ressaltou que a inauguração é fruto da colaboração de vários dirigentes da história da ESALQ e que a equipe do Serviço de Fisioterapia é muito dedicada em perceber a demanda do Campus. “Hoje, a ESALQ tem uma qualidade de prestação de serviço que de fato é invejável. Isso é muito bom, pois traz um olhar de futuro em relação a docentes e funcionários, que podem utilizar desse serviço para se reabilitar e prevenir problemas posturais e outros relacionados à área”.

O diretor do Departamento de Assistência à Saúde da USP, Walter José Fernandes, também esteve presente e parabenizou os dirigentes que estiveram envolvidos na criação do novo espaço. “Esse dia representa uma conquista em fazer com que esse sonho se concretizasse. Gostaríamos que a estrutura que encontramos aqui existisse em todos os campi da USP”, afirmou.

A fisioterapeuta e responsável pelo serviço, Vera Lucia Martinez Vieira, destaca que a ESALQ é o único Campus da Universidade de São Paulo (USP) a oferecer este trabalho. “Acredito que isso é um benefício muito grande na área da saúde e, agora, podemos oferecer um atendimento de melhor qualidade para os nossos pacientes, em um local mais estruturado”, afirmou.

O espaço conta com três salas de atendimento individual, uma para hidroterapia, uma para acolhimento e avaliação, almoxarifado, salão de cinesioterapia, recepção e sala destinada a fisioterapeutas e estagiários para discussão de casos e evolução de pacientes. Além disso, o setor possui uma equipe de dois fisioterapeutas contratados e dois estagiários, que desenvolvem projetos de prevenção e promoção da saúde. “Atendemos, principalmente, adoecimentos do trabalho, traumas de alunos por esportes ou quedas e problemas de idosos, todos relacionados à parte do aparelho motor”.

A fisioterapeuta explicou, ainda, que o atendimento aos pacientes é feito de forma individual para traumas ou doenças e, coletivamente, por meio de oficinas que existem há 15 anos para ensinar e estimular a prática de atividades físicas, além de orientar sobre problemas de saúde cotidianos. “Recebemos, frequentemente, pessoas com dor na coluna e lombar e com inchaço nos pés, e as orientamos a lidar com esses problemas”, contou.

Desde 2013, a equipe desenvolve um projeto de reabilitação profissional no Campus, por meio de um mapeamento dos afastamentos e problemas de saúde dos funcionários. “A partir disso, tentamos encontrar uma metodologia que trabalhe esses problemas para readaptar o retorno ao trabalho e fazer com que não haja reincidência de afastamento”, explicou Vera. O grupo de trabalho que desenvolve esse projeto possui uma representatividade de diversas instâncias do Campus.

Alessandra Postali – estagiária de Jornalismo | Revisão: Alicia Nascimento Aguiar | 03/09/15

ESALQ é o único Campus da Universidade de São Paulo (USP) a oferecer o serviço. (Crédito: Gerhard Waller/Acom)