Trabalhadores do campus Luiz de Queiroz viram personagens no Instagram

Mariana Shizue Gouveia Saito é mestranda em Fitopatologia (crédito: Gerhard Waller)

Pâmela é atendente de lanchonete, Julia trabalha na copiadora e Ricardo é vigilante. Todos eles, servidores do campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba. Todos eles, personagens principais do perfil @tododiaesalq, recém-criado no Instagram por Mariana Shizue Gouveia Saito, mestranda em Fitopatologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Mariana veio de São Paulo em 2012 para cursar Engenharia Florestal e, desde então, percebeu o número significativo de profissionais que, em cada canto deste enorme e belo campus universitário, cuidam de atividades fundamentais para o bem-estar dos estudantes. “É muita gente que desempenha uma função específica, que vemos todos os dias, que nos servem no restaurante, nas guaritas, na copiadora e muitas vezes nos esquecemos de dar um bom dia, um olá ou mesmo de perguntar se vai chover e se está tudo bem”, conta Mariana.

Tudo começou com a Erlete

Uma dessas personagens, Erlete, trabalha no restaurante universitário e foi quem motivou a estudante a dar visibilidade a esses profissionais na mídia digital. “A Erlete, que considero minha amiga, atende no restaurante universitário todos os dias e a maioria das pessoas que circulam por ali acabam nem dando um oi quando recebem a comida no prato. E ela sempre foi muito gentil comigo e com uma amiga que sempre almoçávamos juntas”.

Assim nasceu o @tododiaesalq, que diariamente traz micro perfis que destacam o bom humor, o bastidor e a necessidade das pessoas se lembrarem do próximo e da importância que cada uma dessas pessoas tem na universidade em particular e na sociedade como um todo. “Aprendi com meus pais a procurar saber o nome das pessoas, a dar bom dia, a identificar se qualquer um está precisando de alguma ajuda e muitas vezes essa ajuda significa um simples olá!”.

Acesse o perfil @tododiaesalq e conheça um pouco mais dos sonhos de tanta gente que aguarda o seu bom dia e o seu muito obrigado!

Texto: Caio Albuquerque (25/10/2019)