USP e as Profissões

Estudantes foram recepcionados na Central de Aulas (crédito: Caio Nogueira)
Editoria:

Com iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) realizou, em 20 de maio, mais uma edição do Programa “USP e as Profissões”. O objetivo do Programa é receber estudantes e ministrar orientações sobre os cursos de graduação oferecidos pela ESALQ: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

Cerca de 530 alunos, de mais de 50 escolas da rede pública e privada, além de estudantes de cursos preparatórios para o vestibular de Piracicaba e região, se inscreveram para participar do evento. Os estudantes foram divididos em equipes e participaram de apresentações com professores e universitários, para conhecerem os cursos disponíveis na ESALQ. Além das palestras, eles participaram de atividades e conheceram o campus a partir de um tour com os responsáveis.

Para o professor Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, presidente da Comissão de Cultura e Extensão, o Programa é tão importante para os alunos quanto para a ESALQ, já que é a chance de conhecerem a Instituição e os cursos oferecidos. “É interessante a ESALQ abrir as suas portas e abrir espaço para a população, dar oportunidades para muitos alunos que ainda tinham muitas dúvidas poderem optar pela melhor escolha da carreira”, disse Alleoni.

O docente comentou ainda que o feedback dos alunos tem sido positivo nos últimos anos. “O que temos percebido é um aumento da participação de alunos daqui da região de Piracicaba nos cursos da ESALQ. Provavelmente, é reflexo dessa abertura que a universidade dá para esses estudantes conhecerem um pouco melhor toda a estrutura que existe aqui no campus”, afirma.

Luiz Gustavo Nússio, diretor da ESALQ, destacou a relevância do Programa para a Instituição e, principalmente, para os alunos. “Para USP e para a ESALQ, esse é o nascedouro de um conjunto imenso de esperança. À medida que cada um desses alunos, que está aqui hoje, se encantar com alguma das oportunidades que nós estamos oferecendo, ganha a ESALQ, ganha a USP e ganha o Brasil e, digo mais, ganha o mundo, já que temos esalqueanos dispersos no mundo todo”, comentou Nússio.

A aluna do colégio Atlântico, de Piracicaba, Isabela Novello, acha importante essa interação com a ESALQ, já que, diferente dela, muitos estudantes ainda não decidiram qual carreira cursar. “Eu penso na USP porque minha família inteira estuda na USP. Como eu gosto da área de biológicas, pretendo fazer Biologia aqui na ESALQ”, disse. Ela ainda comentou o porquê da escolha do curso. “Minha família inteira sempre teve o gosto por biológicas, então eu cresci no meio disso, além de ser a matéria que eu mais gosto da escola”, concluiu. Na ESALQ, o USP e as Profissões teve a organização do Serviço de Cultura e Extensão (SVCEx).

Texto: Caio Nogueira | estagiário de jornalismo (22/05/2017)
revisão: Caio Albuquerque