Vencedores do Desafio Aedes aegypti

Na foto, os vencedores das categorias Frases; Iniciativas Educativas e Práticas e Tecnologias e Publicações (Crédito: Fabiano Pereira)

Em 11 de outubro, foram anunciados na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) os vencedores do “Desafio Aedes aegypti”, iniciativa que integra o projeto temático anual da USP em Piracicaba e que buscou incentivar a comunidade a apresentar ideias inovadoras no combate ao transmissor da dengue, zika vírus e febre chicungunya. A competição foi dividida nas categorias Frases; Iniciativas Educativas e Práticas e Tecnologias e Publicações.

Na categoria Frases, venceu em 1º lugar Fábio Torrezan Corrêa, funcionário da Divisão de Comunicação da ESALQ, premiado com um smartphone, pela Unimed Piracicaba. Em 2º lugar Vivian Puxian, estudante de graduação do Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP) e em 3º lugar Jowesley Wolff, cidadão piracicabano, ambos receberam cupom de vale-livros, da Edusp. A frase do primeiro colocado foi “Zuuuuuuuum... faz o mosquito traiçoeiro. Prolifera-se nas águas e pica o mundo inteiro!”. A do segundo vencedor “Caixas e tampas vou limpar para o mosquito não me pica”. E a da terceira vencedora “Combata! Não dê férias ao mosquito, para não ser demitido da vida”.

Em Iniciativas educativas e práticas, a proposta “Monitoramento do mosquito Aedes aegypti e ação educativa na ESALQ”, realizada por André Ricardo Machi, Josenilton Luís Mandro, Willian Bueno de Camargo, Miguel Tomaz da Silva, Valdinei Ribeiro de Camargo, Joseval Francisco Mandro, Luís Rafael Lorena e Guilherme Trivellato, o representante da equipe, ganharam como prêmio um tablete. A iniciativa teve como parceiro da Oxitec do Brasil.

Já na categoria Tecnologias, a vencedora foi a equipe que propôs um estudo prático comparativo de substâncias naturais ativas no combate à larva do Aedes aegypti. Entre os integrantes estão: Guilherme Gomes de Carvalho, João Pedro Borges, Julia Fernandes Moura, Milena Diniz Ferreira e Valdomiro Pereira de Souza Junior, o orientador do projeto, que foram premiados com uma viagem para as cidades históricas de Minas Gerais com direito a acompanhante. O parceiro foi Agência Monte Alegre por meio de seu sócio-proprietário Aldano Benetton.

Além das premiações pelas classificações, todos os ganhadores das três categorias receberam um pen-drive do Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi), representado pelo seu presidente Euclides Baraldi Libardi,  e um kit institucional da ESALQ.

Texto: Ana Carolina Brunelli
Revisão: Caio Albuquerque (11/10/2016)

Palavra chave:
Desafio Aedes aegypti ESALQ prêmios