Workshop sobre a plataforma BioMa é realizado na ESALQ

Editoria:

Entre os dias 5 e 9 de dezembro aconteceu, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), o Workshop “Biophysical Modelling Assessment (BioMA) Framework”. O objetivo do evento foi realizar o treinamento no uso e aplicação da plataforma BioMA e seus respectivos modelos, para atividades de pesquisa e apoio a tomada de decisão na agricultura.

O treinamento prático sobre a plataforma BIOMA é um pacote tecnológico desenvolvido na ESALQ, pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC), para aplicações que envolvem previsões de safras na agricultura, simulação de cenários agrícolas, projeção de cenários futuros em relação às mudanças climáticas, entre outras aplicações mais práticas na área de Modelagem Agrícola, como: ensaios de manejos de irrigação e estudo sobre adubação que podem ser simulados em computador.

O Workshop contou com palestras dos instrutores da equipe da Joint Research Center Europe, Pierluca De Palma e Maurits van den Berg, além de Alexandre Brian Heinemman, da Embrapa. Eles propuseram um avanço em relações às abordagens já disponíveis, levando uma parte teórica e uma aplicação prática para as pessoas aprenderem como aplicar em suas pesquisas. Com isso, os alunos de graduação e pós-graduação saíram do Workshop com uma capacitação para uso no dia-a-dia.

A ESALQ possui um seguimento de pesquisa forte e já constituída nessa linha: O Sistema TempoCampo, produto de diversos projetos de pesquisa na área de modelagem agrícola e agrometeorologia da ESALQ. É uma ferramenta que visa quantificar o clima em termos de produção agrícola, trazendo um indicativo ao agricultor no sentido de averiguar se o clima está auxiliando ou penalizando a produção.

O professor Fabio Ricardo Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas, destacou a importância da escolha da ESALQ e, para ele, o workshop é uma oportunidade de disseminar conhecimento para a comunidade. “Isso sinaliza a deferência que a ESALQ tem no mercado. O fato deles terem nos escolhido para oferecer o curso no Brasil, diante de excelentes instituições que temos é um importante referencial, para nós é um motivo de bastante orgulho e, com isso, estamos tendo chance de atualização na fronteira do conhecimento”, disse Marin.

Para mais informações, acesse: http://bioma.jrc.ec.europa.eu/index.htm

Texto: Caio Nogueira

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar