Lançamento de Livro: Floresta com Araucária: Composição Florística e Biota do Solo

Tipo de evento:
Inicio do evento:
03/07/2015
Fim do evento:
03/07/2015
Horário:

Programação:
16h às 16h30 - Recepção aos convidados
                      - Coquetel
16h30 às 17h - Apresentação artístico-cultural
17h                - Sessão de autógrafos e venda de exemplares

Local:

Biblioteca Central da ESALQ/USP

Objetivo:

Divulgar a obra junto à comunidade acadêmica

Descrição

Este livro apresenta dados inéditos sobre a Ecologia da Araucária Angustifólia, nosso pinheiro Brasileiro, lindíssima e imponente arvore que define parte da Mata Atlântica no sul e sudeste do Brasil. Apresenta estudos recentes sobre a diversidade e distribuição da vegetação na mata de Araucária, no estado de São Paulo, e da grande destaque aos mais variados micro e macro-organismos que mantem um intimo relacionamento eco fisiológico com esta espécie. Os autores apresentam ao leitor a maioria dos integrantes desse ecossistema e suas relações, demonstrando a grande interdependência de todos os seus componentes. Ou seja, a preservação dessas florestas, também denominadas Ombrófilas Úmidas, depende do conhecimento e da preservação de todos os seus constituintes.

O livro destina-se aos profissionais envolvidos com recuperação florestal e dá suporte técnico a professores e estudantes universitários ligados aos assuntos ambientais. Recomenda-se sua leitura também a pesquisadores nas áreas gerais de botânica, ecologia, biologia e microbiologia e aos engenheiros agrônomos ou florestais. E qualquer cidadão ligado à natureza  e à preservação ambiental se beneficiará dos textos e das fotografias, os quais revelam a dedicação e a profundidade dos autores na obtenção de conhecimentos sobre a Araucária e seu microbioma e ainda sua imensa preocupação no estabelecimento de informações seguras que possam garantir a preservação das poucas matas nativas anda existentes e possibilitem o estabelecimento de métodos de manejo adequados para a recuperação de áreas em degradação e para o seu reflorestamento.

Carga Horária:
Público:

Comunidade em geral

Responsável:

Profa. Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso - Departamento de Ciência do Solo
Prof. Rafael L. F. Vasconcellos
Denise L. C. Mescolotti

Informações:
Inscrições
Apenas necessário confirmação de presença através do link: Clique aqui para confirmar