ESALQ realiza Semana de Recepção aos Ingressantes 2015

Novos alunos serão recepcionados no Ginásio de Esportes do Campus (crédito: Gerhard Waller)

Com o objetivo de promover uma boa interação, a Comissão Permanente de Integração da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), realizará a Semana de Recepção aos Ingressantes. Já recepcionados pelos dirigentes e coordenadores de cursos da instituição nos dias da matrícula em 11 e 12 de fevereiro, os 430 novos alunos terão, agora, uma programação que os fará conhecer a instituição como um todo, assim como pontos estratégicos e turísticos da cidade de Piracicaba.

O início das aulas acontece no dia 23 de fevereiro. A partir desse dia e até 27 de fevereiro de 2015, a ESALQ estará com atividades que envolvem entrega de donativos; mesa redonda sobre valores da Universidade, diversidade e intolerância; apresentações sobre permanência e formação, moradia e assistência médica; aula inaugural de graduação; plantio de mudas; oficinas sobre meio ambiente; feira com grupos de extensão da ESALQ; clínicas esportivas; passeio de ônibus por pontos turísticos de Piracicaba; palestras sobre temas diversos e exposições.

Destaca-se que no primeiro dia da programação de recepção (23/02), os ingressantes serão recebidos na Seção Técnica de Práticas Esportivas - SCPRAES (Ginásio de Esportes do Campus “Luiz de Queiroz”), às 08h30. Por volta das 09h30, o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, fará a abertura da Semana e dará as boas vindas aos novos alunos, seguido das palavras do presidente da Comissão de Graduação, Antonio Augusto Domingos Coelho, que passará orientações sobre as atividades do dia e da própria semana. Na sequência, o promotor Aluisio Antonio Maciel Neto, da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Piracicaba, e a promotora Maria Christina Marton Correa Seisarth de Freitas, da 5ª Promotoria de Justiça Cível de Piracicaba, passarão informações sobre a parceria firmada com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). Acompanhando os dois promotores estará também Luciano Gomes de Queiroz Coutinho, promotor da 15ª Promotoria Criminal de Piracicaba.

O acordo estabelecido entre a direção da ESALQ e o MPSP tem como objetivo promover ações para averiguar e acolher denúncias relacionadas ao trote, proibido na Universidade de São Paulo (USP) desde 1998. Diante disso, os promotores passarão esclarecimentos aos ingressantes sobre esse contrato e apresentarão os canais de apoio que estarão à disposição dos novos alunos. “A ESALQ organizou uma campanha para a recepção dos ingressantes que busca apresentar os valores e as tradições que construíram a excelência dessa Escola. O trote não é um valor da nossa instituição e seremos ainda melhores sem ele”, declarou Nussio, diretor da ESALQ, em pronunciamento feito por ocasião da matrícula dos novos (recém chegados) acadêmicos.

Esse ato de abertura será acompanhado por demais dirigentes do Campus “Luiz de Queiroz”, pelos coordenadores de cursos da ESALQ e representantes da Associação de Ex-Alunos da ESALQ (ADEALQ) e do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ). A programação do período da tarde, bem como dos demais dias da Semana de Recepção poderão ser conferidos aqui.

Informações no Serviço de Graduação (SVG) pelos telefones (19) 3429-4158/4294/4328 ou pelo e-mail sagradua@usp.br .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar / MTb 32531 / 20.02.2015

Palavra chave:
graduação Luiz Gustavo Nussio promotoria ministério público Antonio Augusto Domingos coelho