AGROdestaque entrevista Rodrigo Junqueira, engenheiro florestal (F-2002)

Versão para impressãoEnviar por email
Para Junqueira, o mercado espera um profissional bem articulado, com boa capacidade de relacionamento e que entenda as demandas do cliente. (Crédito: Divulgação)
Editoria: 

Atuação profissional

Natural de São Paulo, estudei no colégio Mackenzie, formei-me engenheiro florestal, em 2002, pela ESALQ e realizei pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fiz minha residência entre a Timberjack (comprada pela John Deere, em 2000) e a Votorantim Celulose e Papel (hoje Fibria). Após a conclusão da residência, fui contratado e, desde então, estou na Divisão Florestal da John Deere.

A que área ou setor se dedica atualmente? Descreva as atribuições do cargo que ocupa. Qual a importância delas para o mercado?

Iniciei no Departamento de Marketing, depois trabalhei como coordenador de vendas no Brasil, então assumi responsabilidade como Gerente de Território nos países da América Latina (exceto Brasil) e hoje trabalho como Gerente de Vendas para o Brasil. Toda a minha experiência foi sempre no setor florestal e feita com máquinas de colheita para florestas plantadas. Esse cargo exige profundo conhecimento do mercado e aplicação dos produtos nas diversas atividades. Como gestor, relacionamento, pro-atividade, liderança e capacidade de entregar resultados são essenciais. Me relaciono desde a diretoria das empresas florestais até com o prestador de serviço, e isso exige boa comunicação, tanto em conversas difíceis e negociações como em apresentação para diversos tipos de públicos. Tenho contato diário com as fábricas no exterior e com os clientes na América Latina; assim, fluência nas línguas também sempre foi fundamental.

Quais os principais desafios desse setor?

O setor florestal trabalha muito focado em custo e temos que garantir que os equipamentos estejam bem dimensionados para a operação. Além disso, garantir um pós-venda eficiente é crucial para oferecermos disponibilidade, produtividade e baixos custos operacionais para os clientes. Estamos em um mercado concentrado, onde o ganho de competividade no mercado mundial é fator fundamental para o sucesso das empresas.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

Espera um profissional articulado, que tenha boa capacidade de relacionamento e que saiba compreender bem a demanda dos clientes. Conhecer um mercado específico e ganhar a credibilidade dos clientes leva tempo. O profissional que tem essa consciência terá sucesso no mercado comercial.

Entrevista concedida a Alessandra Postali
Estagiária de Jornalismo
30/04/15

Palavra chave: 
Engenharia Florestal