Estrangeiros passam três meses na ESALQ por meio de convênio de mestrado internacional

Estudantes estrangeiros realizaram pesquisas individuais relacionadas à plantação de florestas de eucaliptos, durante período na ESALQ. (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

A espanhola Bárbara Magdalena San Martin e o holandês Joost Van Arenctonk voltaram para a Universidade da Finlândia Oriental (University of Eastern Finland) nesta quinta-feira, 30, depois de três meses de estudo e integração na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). A experiência faz parte do Programa de Pós-Graduação (PPG) Master European Forestry.

A coordenadora do convênio com a UEF na ESALQ e professora do Departamento de Ciências Florestais, Luciana Duque, contou que este é o terceiro ano consecutivo em que a universidade recebe dois alunos da universidade estrangeira. Na Europa, o programa conta com sete universidades e, fora da Europa, mantém parceria com duas universidades brasileiras e uma chinesa.

Segundo Luciana, os alunos encerraram seus estudos no dia 27 de abril. Durante o período em que ficaram na ESALQ, desenvolveram projetos de pesquisa na área de plantação de florestas de eucaliptos, por meio de análises ecofisiológicas e silviculturais. “As atividades práticas aconteceram na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga e a análise de dados e integração com outros alunos, na ESALQ”, explicou.

Joost disse ter escolhido o Brasil por achar que é um país muito interessante, que cultiva espécies florestais diferentes da Europa. “É uma oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos aqui e entender mais as espécies de plantas e tipos de florestas”, falou. O holandês desenvolveu um estudo com calibração da densidade do fluxo de seiva, além de avaliar o efeito de clones de eucalipto no espaçamento. Joost afirmou querer voltar para o Brasil para conhecer, principalmente, a Amazônia e desenvolver algum projeto social.

Já Bárbara contou que a experiência foi muito relevante em vários aspectos. “Aprendi muito por ter passado por todas as fases de pesquisa, desde a coleta de dados até a pesquisa bibliográfica, análise de dados e escrita. Também tivemos a possibilidade de entrar em contato com muitos pesquisadores da área e ver outros projetos, e conhecemos um pouco da cultura brasileira e pessoas muito boas”. A estudante disse ainda que fez várias amizades. “Nós dois fomos muito bem recebidos. Não podia imaginar acolhimento melhor.”

Alessandra Postali – estagiária de Jornalismo
Revisão: Caio Albuquerque
Data: 07/05/15

Palavra chave:
Estrangeiros, convênio de mestrado internacional, Bárbara Magdalena San Martín, Joost Van Arenctonk