Casa do Produtor Rural receberá moção de aplauso da Câmara de Vereadores

A Casa do Produtor Rural (CPRural), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), receberá, na próxima quinta-feira, 21/05, às 19h30, moção de aplauso da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A iniciativa acontece em comemoração aos 10 anos da fundação da CR e foi idealizada pelo vereador Pedro Luiz da Cruz. Podem comparecer ao evento docentes, alunos de graduação e profissionais do setor.

A Casa foi criada em 5 de junho de 2005, como projeto de extensão que atua na interface entre universidade e comunidade rural, tendo como público atendido produtores, técnicos agropecuários, empreendedores e demais interessados do setor. Suas atividades envolvem a disseminação de projetos, pesquisas e novas práticas agropecuárias desenvolvidas na ESALQ, bem como a elaboração gratuita de respostas técnicas aos produtores rurais do Brasil e exterior, palestras, práticas, publicações, visitas técnicas em propriedades etc. O projeto faz parte da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e do Serviço de Cultura e Extensão (SVCEx) da ESALQ e tem a equipe composta por professores, profissionais das áreas de comunicação e engenharia agronômica e alunos de graduação da universidade.

De acordo com a coordenadora, Marcela Matavelli, uma das principais atuações é a transferência do conhecimento gerado na universidade em linguagem apropriada ao meio rural. “Esse formato trouxe muitas contribuições para o setor agrícola como a participação do produtor no seu desenvolvimento, aprendendo a identificar seus problemas e debatê-los com a universidade, trocando experiências para alcançar soluções no empreendimento agrícola”, afirmou.

A coordenadora também ressaltou que a fundação registrou a participação de 2.700 pessoas nos eventos realizados mensalmente, em 2014, com 1.400 produtores recebendo respostas técnicas e uma atuação em 21 estados do país, sendo que em São Paulo, 56 municípios foram atendidos. “A demanda estrangeira também está crescente. Países como Estônia, Portugal e Japão já receberam orientações do projeto”, contou Marcela.

A CPRural lança, anualmente, publicações gratuitas ao produtor, com temáticas variadas e linguagem simples. A sétima edição será lançada em agosto e abordará o tema “Produção de Vinho de Qualidade”. A atividade faz parte do Programa Aprender com Cultura e Extensão, que tem como objetivo fomentar ações dentro e fora da universidade, integrando docentes e alunos. O material fica disponível para leitura, impressão e download no site do projeto: http://www.esalq.usp.br/cprural/. O site também disponibiliza notícias agrícolas, artigos, indicadores de preços, previsão do tempo e vídeos técnico-educativos.

Alessandra Postali, estagiária de Jornalismo | Revisão: Caio Albuquerque | 18/05/2015

Palavra chave:
CPR, projeto de extensão rural