Estágios

*ATENÇÃO: Conforme instruções gerais da USP em relação à pandemia de COVID-19, a partir de 23/03/2020 estamos interrompendo o atendimento presencial. Funcionaremos normalmente com atendimento EXCLUSIVAMENTE por e-mail, inclusive assinatura de documentos*

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho ou no âmbito da Escola, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 

O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso. 

Estágios Obrigatórios

  • Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • No caso de estágio obrigatório, a responsabilidade pela contratação do seguro, poderá, alternativamente, ser assumida pela instituição de ensino. (Lei 11.788)

Estágios Não Obrigatórios

Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória e somente poderá ser concedido mediante remuneração ou contraprestação.

Art. 12.  O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório. (Lei 11.788 de 25/09/08).

Os estágios devem seguir as normas e disposições de cada Departamento da ESALQ e a movimentação desse tipo de estágio é feita obrigatoriamente com a interveniência da Instituição de Ensino.

É impreterível que o Termo de Compromisso seja formalizado antes do início do estágio, podendo ser negada sua concessão caso isso não seja providenciado.

Oportunidades

Verifique as oportunidades no Boletim ESALQNet, disponível em: http://www.esalq.usp.br/boletim/oportunidades
Empresas podem enviar suas oportunidade de estágio para divulgação para o e-mail: acom.esalq@usp.br

Consulte

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: das 13h às 17h

Edifício Central - Sala da Contabilidade

Telefone: (19) 3429.4393

E-mail: estagio.esalq@usp.br

Atualizado em 21.03.2017