Inscrição ao Doutorado

Período de inscrição

Para ingresso no segundo semestre de 2025, as inscrições estarão abertas para o curso de Doutorado, de 1º a 31 de maio de 2025, até as 23h59 (horário de Brasília).

Disposições gerais

1. Poderá participar do processo seletivo o candidato que completar a graduação ou mestrado até a data de matrícula no curso de Doutorado ou Doutorado direto.

2. Aos egressos do referido curso serão outorgados o título de Doutor em Ciências.

3. Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas do exame.

4. O formulário de inscrição deverá conter a assinatura do candidato no campo solicitado.

5. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá ser alegado desconhecimento. É dever do candidato certificar-se de que toda a documentação requerida foi anexada.

6. As inscrições com documentação incompleta não serão habilitadas. Inscrições irregulares enviadas no último dia do período de inscrição implicarão ciência e aceitação, por parte dos candidatos, de que poderão não ser notificados a tempo para realizar nova inscrição, não sendo permitido a estes alegar desconhecimento. 

7. No ato da inscrição o candidato deve, obrigatoriamente, fazer autodeclaração, quando for o caso, e preencher o formulário de inscrição com os dados cadastrais.

8. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações relativas a este exame.

9. Ao efetuar a sua inscrição o candidato concorda com os termos que constam no Edital e manifesta plena ciência quanto à divulgação de seus dados pessoais (nome, condição de deficiente, se for o caso, notas, resultados, classificações, dentre outros) em editais, comunicados e resultados relativos a este processo seletivo, tendo em vista que essas informações são necessárias ao cumprimento do princípio da publicidade dos atos do certame. Neste sentido, não caberão reclamações posteriores relativas à divulgação dos dados, ficando o candidato ciente de que as informações desta seleção possivelmente poderão ser encontradas na internet, por meio de mecanismos de busca.

Número de vagas totais

Agronegócios: até 10 (dez)
Organizações: até 10 (dez)

Como se inscrever 

A inscrição deverá ser feita exclusivamente por e-mail.  Todos os documentos solicitados para a inscrição deverão ser digitalizados para o formato pdf e encaminhados em um único e-mail para o endereço inscricao.pg.esalq@usp.br, observando as seguintes orientações:

1. Documentos de inscrição encaminhados de forma fragmentada em diversos e-mails não serão considerados, portanto, certifique-se de que você já reuniu todos os documentos antes de encaminhar a sua inscrição.

2. Os documentos digitalizados devem estar legíveis, uma vez que serão avaliados por uma comissão. Evite tirar fotos, preferindo o uso de scanner ou aplicativos próprios para digitalização de documentos. A digitalização não requer resolução alta, mas deve-se atentar para que os documentos digitalizados não estejam invertidos, em formatos incomuns ou ilegíveis, pois sua avaliação poderá ser comprometida.  

3. Nomeie e numere seus arquivos na ordem em que aparecem na lista de documentos solicitados. Ex.: 1. Formulário de inscrição, 2. Currículo, 3. Currículo Lattes, 4. Histórico escolar do curso superior, 5. Diploma do curso superior, 6. Histórico escolar do Mestrado, etc.

4. No título do e-mail escreva apenas o nome do programa, seguido do curso: Administração (Doutorado) 

5. No corpo do e-mail escreva apenas seu nome completo. Não há necessidade de redigir uma mensagem.

Dez dias úteis após o encerramento das inscrições, os candidatos poderão verificar aqui as documentações recebidas pelo Serviço de Pós-Graduação.

Taxa de inscrição

Os candidatos estão dispensados do pagamento da taxa de inscrição.

Requisitos mínimos para se candidatar ao doutorado direto

  • Se mestrando ativo, ter conceito A em 100% das disciplinas;
  • Ter participado, com apresentação de trabalho em, pelo menos, um congresso científico nos últimos 12 meses antes da inscrição no processo seletivo, ou estar com a inscrição efetivada para participar em um congresso que ocorrerá em até 60 dias após a inscrição;
  • Ter pelo menos encaminhado um (1) artigo em periódicos internacionais ou nacionais com uma das seguintes indexações: a) Fator de Impacto (JCR) maior do que zero; b) Fator de Impacto 5 anos sem Autocitação (Spell) maior que 0,10; c) Índice H (Scimago/Scopus) maior que zero; d) Citescore (Scopus) maior que zero.

Documentação solicitada

1. Formulário de inscrição assinado e com foto.

2. Currículo Lattes (CNPq) atualizado e em formato PDF. Deverão ser anexados os documentos comprobatórios (artigos publicados; livros e capítulos de livros publicados; certificados de participação em congressos; comprovantes de participação em projetos de pesquisa ou extensão; prêmios e distinções acadêmicas) dos últimos 4 (quatro) anos. Para artigos, livros ou capítulos de livro não é necessária a cópia integral, mas apenas da folha ou capa onde seja possível identificar autor, título, periódico ou livro e ano de publicação.

3. Histórico escolar do curso superior.

4. Diploma do curso superior (frente e verso).
- Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de colação de grau.
- Caso ainda esteja cursando a graduação, apresentar atestado de provável formando.

5. Somente candidatos ao Doutorado: histórico escolar do Mestrado;

6. Somente candidatos ao Doutorado: diploma do mestrado (frente e verso) ;
- Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de defesa.
- Caso ainda esteja cursando o mestrado, apresentar atestado de provável defesa.
Atenção: caso obtenha aprovação no processo seletivo, a apresentação de documento que não os diplomas obriga à apresentação, no ato da matrícula, de documento comprobatório em que conste data de colação de grau ou de defesa (dia/mês/ano) anterior a 31/07/2025. A apresentação do documento é indispensável para efetuar a matrícula.

7. Projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa deve ter coerência com uma das linhas de pesquisa do PPGA. O projeto de pesquisa deve conter: 1) Introdução; 2) Problema de pesquisa; 3) Objetivos (geral e específicos); 4) Discussão teórica (breve apresentação das teorias sobre o tema central do projeto); 5) Materiais e métodos (apresentação da metodologia do projeto), 6) Cronograma de execução do projeto; e 7) Referências bibliográficas. O projeto total, com capa e referências bibliográficas, deve conter de 11 (onze) a 15 (quinze) páginas. O projeto deve ter a seguinte configuração: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado e margens 2,5 (superior, inferior, direita e esquerda). Na capa, deve constar apenas o título do projeto, o nome do candidato, a linha de pesquisa e a escolha de até 3 (três) áreas de interesse que estão relacionadas aos docentes do PPGA. O modelo da capa e do conteúdo do projeto pode ser acessado aqui. Sugere-se que o candidato consulte as linhas e áreas de pesquisas dos professores vinculados ao programa de forma a propor um projeto alinhado com estas linhas e áreas (verificar os orientadores por linhas e áreas).

8. Caso disponha, sem obrigatoriedade, resultado do teste da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) ou do GRE (Graduate Records Examinations) (apenas um), com validade inferior a 24 meses.

9. Somente candidatos ao Doutorado Direto: Comprovação de participação, com apresentação de trabalho em, pelo menos, um congresso científico nos últimos 12 meses antes da inscrição no processo seletivo, ou estar com a inscrição efetivada para participar em um congresso que ocorrerá em até 60 dias após a inscrição.

10. Somente candidatos ao Doutorado Direto: Comprovação de encaminhamento ou publicação de pelo menos um (1) artigo em periódicos internacionais ou nacionais com uma das seguintes indexações: a) Fator de Impacto (JCR) maior do que zero; b) Fator de Impacto 5 anos sem Autocitação (Spell) maior que 0,10; c) Índice H (Scimago/Scopus) maior que zero; d) Citescore (Scopus) maior que zero.

Equivalência de título

Os candidatos ao doutorado com mestrado no exterior deverão submeter, adicionalmente, a seguinte documentação:

  • Requerimento assinado;
  • Ata de defesa ou documento equivalente onde conste a composição da comissão julgadora;
  • Exemplar da dissertação.

Mais informações sobre equivalência »

Políticas de Ações Afirmativas 

Os programas de Pós-Graduação sob a coordenação da Comissão de Pós-Graduação da Esalq/USP adotam Políticas de Ações Afirmativas (PAA) dirigidas exclusivamente a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans, pessoas que tenham sua formação desde o ensino médio em escola pública e pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário. No processo seletivo há uma reserva de 20% das vagas para aqueles que se autodeclararem, via formulário de inscrição, respeitando-se o número de vagas disponíveis por orientador.

Candidatos que queiram participar das vagas reservadas às PAA deverão se autodeclarar através de formulário específico para cada condição, a ser preenchido e juntado aos demais documentos solicitados no processo seletivo.

  • Pretos, pardos, indígenas: formulário de autodeclaração
  • Quilombolas: formulário de autodeclaração
  • Pessoas com deficiência: formulário de autodeclaração
  • Pessoas trans: formulário de autodeclaração
  • Pessoas que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública:
    Formulário de autodeclaração
    - Documento comprobatório de procedência do ensino médio em escola pública (Histórico Escolar de todas as séries do Ensino Médio - frente e verso
  • Pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário. Nesta condição, é necessário apresentar o formulário de autodeclaração e comprovação de uma das três condições abaixo:
    a) Condição de refugiado: documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), devidamente reconhecido pelo governo brasileiro; 
    b) Condição de apátrida: documento expedido pelo órgão competente do Governo Federal; 
    c) Condição de ser portador de visto humanitário:  documento expedido nas hipóteses da legislação aplicável vigente ou possuir autorização de residência/permanência no Brasil, concedida pelo órgão competente do governo brasileiro, decorrente da condição de beneficiário de visto humanitário expedido em conformidade com a legislação nacional. Deverá também possuir, no ato da inscrição e durante todo o processo seletivo, autorização de residência oficial no Brasil. A manutenção da autorização oficial de residência no país será obrigatória também ao longo de toda a duração do curso de Pós-Graduação para o qual a pessoa tenha sido selecionada.

Não havendo candidatos classificados que se enquadrem no Programa de Ações Afirmativas, as vagas não preenchidas serão disponibilizadas para candidatos de ampla concorrência.

Critérios de seleção

O processo de seleção é composto pelas seguintes etapas:

a) Análise do Currículo Vitae da Plataforma Lattes e do histórico escolar.
Os itens analisados no Currículo Lattes serão: formação e desempenho acadêmico; iniciação científica; trabalhos publicados em revistas e congressos, em formato completo ou resumo; livros e capítulos de livros; participação em congresso e atividades de formação; participação em projetos de pesquisa, incluindo iniciação científica, ou extensão; prêmios e distinções recebidas. Serão dadas preferências aos documentos comprobatórios dos últimos 4 (quatro) anos, mas é importante a comprovação de todo o histórico. Os candidatos receberão pontuação de 0 (zero) a 10 (dez).

b) Projeto de pesquisa.
Os projetos de pesquisa serão enviados para análise dos professores antes das arguições. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez). A nota final do projeto de pesquisa será obtida pela média aritmética das notas dos professores.

c) Arguição.
O candidato será arguido por professores do PPGA via remota, com acesso on-line. A duração máxima da arguição será de 45 (quarenta e cinco) minutos. Não é necessária a apresentação do projeto de pesquisa, pois os professores já o terão lido. Informações específicas sobre as arguições serão divulgadas juntamente com o resultado de convocação para as arguições, na página do programa, no item Exames e arguições.
IMPORTANTE: O dia e o horário da arguição serão divulgados no sítio do programa. Em seguida, o candidato receberá o link para acesso remoto à sala de conferência para a arguição.

d) Resultados do teste ANPAD ou GRE.
Candidatos com testes da ANPAD ou do GRE válido terão as notas convertidas para a escala de 0 (zero) a 10 (dez), levando em consideração a nota máxima do teste apresentado para a inscrição.

Exames e arguições

As análises de documentos e arguições ocorrerão no mês de junho de 2025.
As datas e os horários para os exames serão disponibilizados nesta página.
Os candidatos que não comparecerem na arguição serão automaticamente eliminados do processo seletivo.

Resultado final

O resultado final será obtido pela média ponderada entre as notas do candidato nos quatro quesitos do processo seletivo, seguindo os seguintes critérios: análise do Curriculum Vitae (CV) da Plataforma Lattes (peso 0,25), projeto de pesquisa (peso 0,35), arguição (peso 0,35) e desempenho no teste da ANPAD ou do GRE (peso 0,05). Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota final no processo seletivo igual ou superior a 7 (sete). Serão considerados aceitos no doutorado ou doutorado direto os candidatos aprovados, pela ordem de classificação, para preenchimento do número máximo de 10 (dez) vagas por linha de pesquisa. O resultado final do processo seletivo será divulgado na homepage do programa.

Divulgação do resultado

O resultado do processo seletivo será divulgado nesta página.

Os candidatos selecionados serão notificados, via e-mail, sobre sua aceitação na área em que se inscreveram, com informações sobre o período de matrícula e encaminhamento de documentos.

Proficiência em Língua Estrangeira

Os pós-graduandos terão apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória, sendo a sua proficiência comprovada em até 12 (doze) meses da data da primeira matrícula no curso de doutorado ou doutorado direto. Os certificados serão aceitos de acordo com a pontuação descrita no endereço www.esalq.usp.br/pg/proficiencia-lingua-inglesa, respeitada a sua validade ou por 2 (dois) anos após a sua data de emissão.

 

Português, Brasil