Para ingresso no segundo semestre de 2025, as inscrições estarão abertas para o curso de Doutorado, de 1º a 31 de maio de 2025, até as 23h59 (horário de Brasília).
1. Poderá participar do processo seletivo o candidato que completar a graduação ou mestrado até a data de matrícula no curso de Doutorado ou Doutorado direto.
2. Aos egressos do referido curso serão outorgados o título de Doutor em Ciências.
3. Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas do exame.
4. O formulário de inscrição deverá conter a assinatura do candidato no campo solicitado.
5. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá ser alegado desconhecimento. É dever do candidato certificar-se de que toda a documentação requerida foi anexada.
6. As inscrições com documentação incompleta não serão habilitadas. Inscrições irregulares enviadas no último dia do período de inscrição implicarão ciência e aceitação, por parte dos candidatos, de que poderão não ser notificados a tempo para realizar nova inscrição, não sendo permitido a estes alegar desconhecimento.
7. No ato da inscrição o candidato deve, obrigatoriamente, fazer autodeclaração, quando for o caso, e preencher o formulário de inscrição com os dados cadastrais.
8. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações relativas a este exame.
9. Ao efetuar a sua inscrição o candidato concorda com os termos que constam no Edital e manifesta plena ciência quanto à divulgação de seus dados pessoais (nome, condição de deficiente, se for o caso, notas, resultados, classificações, dentre outros) em editais, comunicados e resultados relativos a este processo seletivo, tendo em vista que essas informações são necessárias ao cumprimento do princípio da publicidade dos atos do certame. Neste sentido, não caberão reclamações posteriores relativas à divulgação dos dados, ficando o candidato ciente de que as informações desta seleção possivelmente poderão ser encontradas na internet, por meio de mecanismos de busca.
Agronegócios: até 10 (dez)
Organizações: até 10 (dez)
A inscrição deverá ser feita exclusivamente por e-mail. Todos os documentos solicitados para a inscrição deverão ser digitalizados para o formato pdf e encaminhados em um único e-mail para o endereço inscricao.pg.esalq@usp.br, observando as seguintes orientações:
1. Documentos de inscrição encaminhados de forma fragmentada em diversos e-mails não serão considerados, portanto, certifique-se de que você já reuniu todos os documentos antes de encaminhar a sua inscrição.
2. Os documentos digitalizados devem estar legíveis, uma vez que serão avaliados por uma comissão. Evite tirar fotos, preferindo o uso de scanner ou aplicativos próprios para digitalização de documentos. A digitalização não requer resolução alta, mas deve-se atentar para que os documentos digitalizados não estejam invertidos, em formatos incomuns ou ilegíveis, pois sua avaliação poderá ser comprometida.
3. Nomeie e numere seus arquivos na ordem em que aparecem na lista de documentos solicitados. Ex.: 1. Formulário de inscrição, 2. Currículo, 3. Currículo Lattes, 4. Histórico escolar do curso superior, 5. Diploma do curso superior, 6. Histórico escolar do Mestrado, etc.
4. No título do e-mail escreva apenas o nome do programa, seguido do curso: Administração (Doutorado)
5. No corpo do e-mail escreva apenas seu nome completo. Não há necessidade de redigir uma mensagem.
Dez dias úteis após o encerramento das inscrições, os candidatos poderão verificar aqui as documentações recebidas pelo Serviço de Pós-Graduação.
Os candidatos estão dispensados do pagamento da taxa de inscrição.
1. Formulário de inscrição assinado e com foto.
2. Currículo Lattes (CNPq) atualizado e em formato PDF. Deverão ser anexados os documentos comprobatórios (artigos publicados; livros e capítulos de livros publicados; certificados de participação em congressos; comprovantes de participação em projetos de pesquisa ou extensão; prêmios e distinções acadêmicas) dos últimos 4 (quatro) anos. Para artigos, livros ou capítulos de livro não é necessária a cópia integral, mas apenas da folha ou capa onde seja possível identificar autor, título, periódico ou livro e ano de publicação.
3. Histórico escolar do curso superior.
4. Diploma do curso superior (frente e verso).
- Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de colação de grau.
- Caso ainda esteja cursando a graduação, apresentar atestado de provável formando.
5. Somente candidatos ao Doutorado: histórico escolar do Mestrado;
6. Somente candidatos ao Doutorado: diploma do mestrado (frente e verso) ;
- Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de defesa.
- Caso ainda esteja cursando o mestrado, apresentar atestado de provável defesa.
Atenção: caso obtenha aprovação no processo seletivo, a apresentação de documento que não os diplomas obriga à apresentação, no ato da matrícula, de documento comprobatório em que conste data de colação de grau ou de defesa (dia/mês/ano) anterior a 31/07/2025. A apresentação do documento é indispensável para efetuar a matrícula.
7. Projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa deve ter coerência com uma das linhas de pesquisa do PPGA. O projeto de pesquisa deve conter: 1) Introdução; 2) Problema de pesquisa; 3) Objetivos (geral e específicos); 4) Discussão teórica (breve apresentação das teorias sobre o tema central do projeto); 5) Materiais e métodos (apresentação da metodologia do projeto), 6) Cronograma de execução do projeto; e 7) Referências bibliográficas. O projeto total, com capa e referências bibliográficas, deve conter de 11 (onze) a 15 (quinze) páginas. O projeto deve ter a seguinte configuração: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado e margens 2,5 (superior, inferior, direita e esquerda). Na capa, deve constar apenas o título do projeto, o nome do candidato, a linha de pesquisa e a escolha de até 3 (três) áreas de interesse que estão relacionadas aos docentes do PPGA. O modelo da capa e do conteúdo do projeto pode ser acessado aqui. Sugere-se que o candidato consulte as linhas e áreas de pesquisas dos professores vinculados ao programa de forma a propor um projeto alinhado com estas linhas e áreas (verificar os orientadores por linhas e áreas).
8. Caso disponha, sem obrigatoriedade, resultado do teste da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) ou do GRE (Graduate Records Examinations) (apenas um), com validade inferior a 24 meses.
9. Somente candidatos ao Doutorado Direto: Comprovação de participação, com apresentação de trabalho em, pelo menos, um congresso científico nos últimos 12 meses antes da inscrição no processo seletivo, ou estar com a inscrição efetivada para participar em um congresso que ocorrerá em até 60 dias após a inscrição.
10. Somente candidatos ao Doutorado Direto: Comprovação de encaminhamento ou publicação de pelo menos um (1) artigo em periódicos internacionais ou nacionais com uma das seguintes indexações: a) Fator de Impacto (JCR) maior do que zero; b) Fator de Impacto 5 anos sem Autocitação (Spell) maior que 0,10; c) Índice H (Scimago/Scopus) maior que zero; d) Citescore (Scopus) maior que zero.
Os candidatos ao doutorado com mestrado no exterior deverão submeter, adicionalmente, a seguinte documentação:
Mais informações sobre equivalência »
Os programas de Pós-Graduação sob a coordenação da Comissão de Pós-Graduação da Esalq/USP adotam Políticas de Ações Afirmativas (PAA) dirigidas exclusivamente a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans, pessoas que tenham sua formação desde o ensino médio em escola pública e pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário. No processo seletivo há uma reserva de 20% das vagas para aqueles que se autodeclararem, via formulário de inscrição, respeitando-se o número de vagas disponíveis por orientador.
Candidatos que queiram participar das vagas reservadas às PAA deverão se autodeclarar através de formulário específico para cada condição, a ser preenchido e juntado aos demais documentos solicitados no processo seletivo.
Não havendo candidatos classificados que se enquadrem no Programa de Ações Afirmativas, as vagas não preenchidas serão disponibilizadas para candidatos de ampla concorrência.
O processo de seleção é composto pelas seguintes etapas:
a) Análise do Currículo Vitae da Plataforma Lattes e do histórico escolar.
Os itens analisados no Currículo Lattes serão: formação e desempenho acadêmico; iniciação científica; trabalhos publicados em revistas e congressos, em formato completo ou resumo; livros e capítulos de livros; participação em congresso e atividades de formação; participação em projetos de pesquisa, incluindo iniciação científica, ou extensão; prêmios e distinções recebidas. Serão dadas preferências aos documentos comprobatórios dos últimos 4 (quatro) anos, mas é importante a comprovação de todo o histórico. Os candidatos receberão pontuação de 0 (zero) a 10 (dez).
b) Projeto de pesquisa.
Os projetos de pesquisa serão enviados para análise dos professores antes das arguições. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez). A nota final do projeto de pesquisa será obtida pela média aritmética das notas dos professores.
c) Arguição.
O candidato será arguido por professores do PPGA via remota, com acesso on-line. A duração máxima da arguição será de 45 (quarenta e cinco) minutos. Não é necessária a apresentação do projeto de pesquisa, pois os professores já o terão lido. Informações específicas sobre as arguições serão divulgadas juntamente com o resultado de convocação para as arguições, na página do programa, no item Exames e arguições.
IMPORTANTE: O dia e o horário da arguição serão divulgados no sítio do programa. Em seguida, o candidato receberá o link para acesso remoto à sala de conferência para a arguição.
d) Resultados do teste ANPAD ou GRE.
Candidatos com testes da ANPAD ou do GRE válido terão as notas convertidas para a escala de 0 (zero) a 10 (dez), levando em consideração a nota máxima do teste apresentado para a inscrição.
As análises de documentos e arguições ocorrerão no mês de junho de 2025.
As datas e os horários para os exames serão disponibilizados nesta página.
Os candidatos que não comparecerem na arguição serão automaticamente eliminados do processo seletivo.
O resultado final será obtido pela média ponderada entre as notas do candidato nos quatro quesitos do processo seletivo, seguindo os seguintes critérios: análise do Curriculum Vitae (CV) da Plataforma Lattes (peso 0,25), projeto de pesquisa (peso 0,35), arguição (peso 0,35) e desempenho no teste da ANPAD ou do GRE (peso 0,05). Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota final no processo seletivo igual ou superior a 7 (sete). Serão considerados aceitos no doutorado ou doutorado direto os candidatos aprovados, pela ordem de classificação, para preenchimento do número máximo de 10 (dez) vagas por linha de pesquisa. O resultado final do processo seletivo será divulgado na homepage do programa.
O resultado do processo seletivo será divulgado nesta página.
Os candidatos selecionados serão notificados, via e-mail, sobre sua aceitação na área em que se inscreveram, com informações sobre o período de matrícula e encaminhamento de documentos.
Os pós-graduandos terão apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória, sendo a sua proficiência comprovada em até 12 (doze) meses da data da primeira matrícula no curso de doutorado ou doutorado direto. Os certificados serão aceitos de acordo com a pontuação descrita no endereço www.esalq.usp.br/pg/proficiencia-lingua-inglesa, respeitada a sua validade ou por 2 (dois) anos após a sua data de emissão.