Grupo de Extensão Semeia - GESEM

O GESEM de caráter interdisciplinar congrega estudantes dos diferentes cursos da Esalq que tenham como compromisso o diálogo com a comunidade do em torno, de regiões periféricas e áreas rurais. O objetivo do grupo é que do diálogo entre universidade e comunidade se consolidem aprendizados, em via dupla, tanto para o público atendido quanto para nossos estudantes.

O grupo consolida-se por meio de projetos de intervenção, que partem do mapeamento, reconhecimento da realidade e do contexto da comunidade, a partir disto e em conjunto identificar as demandas e produzir o projeto colaborativamente. Esses projetos podem ser desde a implementação de hortas escolares com a formação de profissionais e da comunidade para a continuidade das ações. Quanto projetos educativos a respeito de pobreza menstrual, educação ambiental, bemestar, sustentabilidade. Desta forma, busca-se o empoderamento da comunidade e o aprendizado coletivo e colaborativo por parte dos estudantes dos cursos de graduação da Esalq.

As intervenções serão pensadas e elaboradas em parcerias com outros grupos de extensão, o papel educativo deste grupo é central e o contato com diferentes realidades e comunidades, reconhecendo e respeitando as diferenças que podem ser de diferentes ordens, via de regra os marcadores sociais das diferenças. A diversidade humana precisa fazer parte da formação de nossos estudantes possibilitando a desnaturalização de preconceitos e discriminação estrutural. O grupo aprende e ensino na e pela diferença.

Áreas de atuação:

Áreas Temáticas:
1. Comunicação
3. Direitos Humanos e Justiça
4. Educação
5. Meio Ambiente

Linhas de Extensão:
5.01.06.00-7 Extensão Rural
7.08.07.03-5 Educação Rural
7.08.07.01-9 Educação de Adultos
7.08.07.02-7 Educação Permanente
7.08.07.05-1 Educação Especial

Responsável(is):
Profa. Karina Soledad Maldonado Molina - Coordenadora
Profa. Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz - Vice coordenadora
Contato:

Serão apresentados apenas dois alunos contato do grupo, a relação completa se encontra anexa abaixo.

Nome contato
Claudia Fernanda Franzin claudiafernandafranzin@usp.br