Cátedra Luiz de Queiroz

Versão para impressãoEnviar por email

 

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), anunciou em 10 de outubro de 2017 a instalação da Cátedra Luiz de Queiroz, que foi aprovada por sua Congregação, em 25 de maio de 2017, com a publicação da Portaria GR USP n.º 6978, de 5 de setembro de 2017.

Foi também aprovada pela Congregação, a composição do Conselho de Governança (4 docentes e 1 membro externo de notório saber, com mandato de 3 anos): Durval Dourado Neto (Diretor da Esalq/USP, membro nato); João Roberto Spotti Lopes (Vice-diretor da Esalq/USP, desde 31/08/19); Nelson Sidnei Massola Junior (Docente Titular do Depto. de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP, desde 01/09/20); Luiz Gustavo Nussio (Docente Titular do Depto. de Zootecnia da Esalq/USP, desde 01/09/20) e Ruy de Araújo Caldas (membro externo de notório saber, desde 25/05/20).

A Cátedra Luiz de Queiroz, iniciativa que contou com o apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP para sua consolidação na Instituição, tem a finalidade de promover reflexões e atividades interdisciplinares, regional e globalmente, atendendo os seguintes objetivos:

  1. Debater assuntos que envolvam o desenvolvimento e a sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e a sociedade;
  2. Promover cursos e estimular discussões de temas estratégicos na área de Sistemas Agropecuários Integrados;
  3. Consolidar a agenda internacional com as universidades parceiras da A5 Alliance;
  4. Fortalecer a Esalq/USP em formulação de políticas públicas nacionais e internacionais.
Titulares da Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados