a Esalq eficaz, responsiva e competitiva
Para que tenha sucesso operacional, qualquer ação de planejamento necessita de uma base administrativa e de gestão que torne os processos mais simples, fáceis de operar e de entender, com duração e formatos conhecidos. A digitalização e o uso da inteligência artificial são, sem dúvida, componentes centrais em um esforço de modernização. O ambiente competitivo das organizações de ensino superior, representados por estudantes, docentes, recursos financeiros e infraestrutura requer, cada vez mais, ambientes operacionais internos que apoiem, adequadamente, o desenvolvimento das missões de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Da mesma forma, a infraestrutura física e digital deve igualmente estar apta a suportar as atividades finalísticas da universidade.
Atingir esse objetivo demanda:
- Expandir o mapeamento, otimização, digitalização e integração dos processos e sistemas da Esalq e sua interface com os sistemas da USP.
- Implantar um plano de uso e gestão otimizada da infraestrutura física, incluindo salas de aula e laboratórios, para melhorar a distribuição, alocação e manutenção dos espaços no campus.
- Desenvolver um programa para recuperar, adequar e manter a infraestrutura predial e áreas verdes, focando em atender atividades, acessibilidade, segurança e sustentabilidade ambiental, incluindo o manejo da fauna silvestre.