uma Escola inclusiva
Alinhados à política de inclusão e pertencimento da USP, a Esalq considera fundamental a promoção de ações interseccionais que promovam equidade, diversidade e inclusão junto a docentes, discentes e funcionários, englobando ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária, assim como atividades de gestão. Tal estratégia passa pelo mapeamento e reconhecimento da situação atual dos grupos minorizados na Escola e, ainda, pela capacitação da comunidade sobre estes temas, mas também por ações afirmativas com o objetivo de corrigir desigualdades e promover a igualdade de oportunidades, e por iniciativas que considerem os aspectos de saúde mental.
Atingir esse objetivo demanda:
- Identificar os grupos minorizados na Esalq e capacitar a comunidade para promover a inclusão.
- Reduzir a disparidade de gênero entre docentes, funcionários e estudantes, especialmente em cargos de gestão.
- Promover o acesso e a permanência de grupos minorizados nos cursos de pós-graduação, conforme as diretrizes da USP.
- Ampliar e fortalecer os mecanismos de acolhimento para estudantes de graduação e pós-graduação, incluindo também ações para servidores e docentes.